top of page

Élia presidente levou ao Caniço "programa" de candidata

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 10 de jun.
  • 3 min de leitura

Presidente da Câmara pediu ao Governo solução para a antiga casa da artista plástica Lourdes Castro.





Élia Ascensão foi ao aniversário do Caniço pela primeira vez como presidente da Câmara de Santa Cruz, uma nova realidade que aproveitou para definir objetivos para o futuro, sabendo-se desde já que será a candidata do JPP nas próximas eleições autárquicas. Fez alertas ao Governo, elogios ao presidente da Junta e traçou linhas programáticas quase como um manifesto de candidatura.

"Aproveitando aqui a presença do Governo Regional, faço votos para que o futuro nos traga maior cooperação de parte a parte em prol da população. Lembro, a propósito, aquela que já foi uma obra anunciada: o Pavilhão Multiusos do Caniço. Urge a sua concretização, principalmente quando sabemos que será implementado numa área nobre do Caniço a carecer de reabilitação. Esta infraestrutura, juntamente com outras já anunciadas e que serão concretizadas pela Câmara, trarão certamente ao Caniço a necessária e urgente reabilitação de zonas e equipamento urbanos e consequente melhoria da qualidade de vida daqueles que aqui residem", disse a autarca perante a plateia e com o Governo a ouvir através da nova secretária regional Paula Margarido, a representar Miguel Albuquerque, o presidente do Executivo e do PSD-M, partido que ainda não encontrou candidato depois de Savino recusar o convite.

Élia Ascensão deixou um apelo ao Governo "para encontrarmos, em conjunto, uma solução para a antiga casa da artista plástica Lourdes Castro. Aquela que foi e é um dos nomes maiores da arte contemporânea e que viveu no Caniço. A sua casa, com o jardim que é uma extensão da sua obra, daria um excelente espaço de fruição, talvez um centro educativo e de arte Lourdes Castro, que muito honraria este Caniço que todos amamos e que orgulhosamente defendemos. A Madeira deu grandes nomes ao país e ao mundo na área das artes e da literatura e temos de levar esse orgulho a um outro nível com medidas concretas. Aproveito, aliás, para anunciar que na nova praça do Caniço, será edificado um pequeno jardim, ao qual daremos o nome de ‘Jardim das Sombras’, em homenagem à obra de Lourdes Castro e aos seus famosos quadros das sombras. A própria praça poderá ostentar o nome de Lourdes Castro, uma ilustre habitante do nosso Caniço".

Do plano da presidente candidata faz parte a habitação que, como diz, "será uma das prioridades futuras, e no âmbito da qual proponho elaborar uma “Carta Municipal de Habitação” com especial enfoque nas casas vazias e nos terrenos alvo de recorrentes reclamações pelo risco de incêndio que encerram. Pretendo executar a Estratégia Local de Habitação de Santa Cruz aprovada em março de 2023 e que prevê um investimento global de cerca de 63 milhões para o concelho; e paralelamente mobilizar o Programa 1.º Direito para a resolução das situações de condição habitacional indigna dos 405 agregados/997 munícipes identificados; e ainda elaborar projetos de arquitetura e alavancar empreitadas de construção dos novos fogos habitacionais já previstos nas freguesias do Caniço e Santa Cruz.

No todo, de um empréstimo de 6.7 milhões, cerca de 3.7 milhões estão a ser derramados na freguesia do Caniço (55%).

Está em execução ainda mais 1.6 milhões com capital próprio, perfazendo um total de 5.3 milhões derramados na freguesia do Caniço, exclusivamente.


A concluir, deu uma palavra de apreço aos galardoados com o ‘Caniço de Ouro’ deste ano:

Na categoria personalidade: Padre David Quintal

Na categoria juventude’: Pedro Campos, Carolina da Costa e Tiago Velosa

Na categoria ‘instituição’: a Farmácia do Caniço


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page