Buscar
  • Duarte Azevedo

A estranha e incompreensível ausência de Aloísio no Marítimo B

'Central' brasileiro passa por situação algo caricata


Aloísio Soares, que em 2018/19 realizou cinco jogos pela equipa principal verde-rubra, tem sido uma das pedras mais influentes no Marítimo B. No entanto, o 'central' brasileiro está fora da equipa, não tendo sido convocado para o primeiro jogo da fase decisiva de apuramento à Liga III - domingo passado em Amarante (0-1).

Tudo porque, ao que consta, Aloísio foi suplente no jogo da I Liga frente ao Belenenses e os responsáveis maritimistas estão com receio de o colocar em jogo na B mesmo que não tenha feito qualquer segundo pela A. Isto porque o Gondomar protestou a utilização de Faiq no último jogo da 2ª fase, por este ter sido suplente não-utilizado ante o Sporting, para a Taça de Portugal.

No entanto, e embora o Conselho de Disciplina tenha resolvido instaurar um inquérito aos verde-rubros por tal, a verdade é que a FPF não fez caso disso e tem realizado as jornadas posteriores - se fosse dada razão ao Gondomar, mexeria na classificação quanto ao 1º classificado e não com a posição do Marítimo, mas pelo menos duas jornadas já feitas teriam de ser anuladas.

Logo, se a FPF tem avançado com a prova...

Outros dois dados que não dão para entender a não-utilização de Aloísio:

- o Sporting, no jogo de hoje com o Nacional, terá como suplente o guardião da equipa B, André Paulo, com os responsáveis leoninos a terem manifestado publicamente o desejo do mesmo não ter que atuar pois, assim, poderá voltar à equipa B - 'Um jogador que tenha participado num jogo da equipa principal poderá ser utilizado pela equipa B somente na 1ª fase da prova', está escrito no regulamento de forma clara, fala em 'utilizado' e não em 'suplente não-utilizado'.

- a propósito, o FC Porto teve ontem, sexta-feira, Sarr e Evanilson como suplentes não-utilizados no jogo da equipa A frente ao Famalicão, e hoje, sábado, estão a jogar, e até marcaram, ante o Cova da Piedade pela equipa B.

Onde está a dúvida, então?! Porque será que o Marítimo B, já desfalcado por outros motivos alguns também incompreensíveis - por exemplo, ter sido permitido que alguns jogadores jogassem escassos minutos na equipa A para agora não poderem atuar na B -, não pode utilizar um atleta que tem sido referência na sua defesa, Aloísio Soares?! Quem souber que responda...

Refira-se que o Marítimo B joga este domingo, finalmente em 'casa', recebendo o Canelas, às 11 horas, no Campo da Imaculada Conceição.

7 visualizações