Buscar
  • Henrique Correia

A História da Volta está no Museu


Nas várias salas do museu, 64 fotografias da Casa Fotográfica Perestrellos, contam a história da I Volta à Ilha da Madeira.







Intitula-se "As Voltas da Volta” e constitui uma exposição temporária patente no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. A mostra foi inaugurada hoje e poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro.

Uma nota do gabinete de comunicação do Rali refere que "nas várias salas do museu, 64 fotografias da Casa Fotográfica Perestrellos, contam a história da I Volta à Ilha da Madeira em automóvel, que se realizou a 16 de junho de 1959, assim como das provas automobilísticas que a antecederam: a Rampa dos Barreiros, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, em 1935; a gincana do Club Sports Madeira, em 1936, o I e II Rallye Automóvel da Madeira, respetivamente em 1948 e 1949, da responsabilidade do Rotary Club do Funchal".

Além das fotografias estão em exposição alguns objetos, cedidos por particulares e pelo Club Sports da Madeira que evocam memórias das emoções vividas nas míticas provas. O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referiu na ocasião, que a nova exposição será um momento para associar a cultura regional à grande festa do desporto motorizado da Região e que é o Rali Vinho Madeira. “Esta prova tem uma história e estar a recordar a I Volta à Ilha, assim como outras que a antecederam, é honrar o passado e homenagear aqueles que permitiram que hoje chegássemos até aqui”, refere o governante.

3 visualizações