Buscar
  • Henrique Correia

Abaixo-assinado pede à easyJet para ajustar horários da operação Porto Santo


O apelo à companhia para reconsiderar o horário dos voos de domingo está concretizado abaixo:

https://www.change.org/portosantoeasyjet


Foto Facebook Artur Neves


Segundo revela o site "Newsavia", especialista em assuntos da aviação, já está em curso um abaixo-assinado promovido pelo diretor da ‘SkyExpert’, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, Pedro Castro, no sentido de sensibilizar a easyJet para a necessidade de ajustar horários da operação de inverno no Porto Santo aos domingos.

“O sucesso destes voos diretos e até o nível tarifário que os passageiros estão dispostos a pagar vai depender da adequação dos horários destas duas únicas frequências semanais, sob pena de se escolherem outros destinos alternativos. Um fim de semana prolongado sem perder muitos dias de férias é o esquema que mais sucesso trará para esta rota este inverno. O voo de quarta-feira à noite é adequado, embora na quinta-feira fosse o melhor dia; mas o regresso no domingo de manhã às 09h10 é a pior escolha: implica o gasto extra de mais uma noite de hotel sem se aproveitar nada do dia seguinte. Numa estadia de três noites, perder esse dia e aterrar em Lisboa às 10h30 é um desperdício”, conclui Pedro Castro.

Afirma aquele responsável que “o sucesso destes voos diretos e até o nível tarifário que os passageiros estão dispostos a pagar vai depender da adequação dos horários destas duas únicas frequências semanais, sob pena de se escolherem outros destinos alternativos. Um fim de semana prolongado sem perder muitos dias de férias é o esquema que mais sucesso trará para esta rota este inverno. O voo de quarta-feira à noite é adequado, embora na quinta-feira fosse o melhor dia; mas o regresso no domingo de manhã às 09h10 é a pior escolha: implica o gasto extra de mais uma noite de hotel sem se aproveitar nada do dia seguinte. Numa estadia de três noites, perder esse dia e aterrar em Lisboa às 10h30 é um desperdício”, como refere a plataforma digital Newsavia.

Pedro Castro acrescenta que "no sentido contrário, o voo de domingo descola de Lisboa às 06h40. “Também não serve absolutamente ninguém. E para quem venha de fora da cidade ou o portossantense que se desloque ao continente não vai usar esse voo”.

A mesma informação sublinha que "as taxas de ocupação dos primeiros voos realizados, em particular o voo Lisboa-Porto Santo dos domingos estão na casa dos 20-30% e a disponibilidade de lugares a 15 euros para os próximos meses é muito elevada. Para Pedro Castro esta é “uma questão de planeamento feito num escritório algures em Londres sem ter em conta as potencialidades do mercado; é um mero posicionamento dum avião por relação ao preenchimento obrigatório dum slot, mas que, na verdade, não serve para nada. São emissões de carbono gastas ao desbarato em vez de servir para manter o destino aberto, o emprego e potenciar um destino nacional de excelência".

Este apelo para reconsiderar o horário dos voos de domingo está concretizado no abaixo-assinado aberto a todos em https://www.change.org/portosantoeasyjet

11 visualizações