Buscar
  • Duarte Azevedo

ADUM já era, União 1913 já era...




Há pouco mais de um ano surgia a Associação Desportiva União da Madeira (ADUM), então em paz com o originário Clube de Futebol União. Menos de um ano depois, e após divergências entre CFU e ADUM, quem se dizia integrante deste passou-lhe o nome de ADUM para C.F. União 1913. Numa Assembleia Geral que não foi tornada pública e que mereceu contestação de elementos da ADUM inicial... que realizaram uma Assembleia Geral onde foi aprovada uma Comissão Liquidatária da ADUM.

A verdade é que agora apurou-se que, afinal, esse União 1913 já não existe como entidade fiscal e jurídica. Como curiosidade, aponte-se que o '1913' faz parte dos clubes da AFM mas não tem qualquer jogador inscrito, tendo sido contemplado com uma verba pelo PRAD 2021.

Se se confirmar esta informação, os responsáveis do até agora 'CFU 1913' partirão para a criação de um novo clube, de raiz. Que poderá ter as cores e símbolos quaisquer mas não poderá usar a marca 'Clube de Futebol União'. Eventualmente chamar-se-à União Football-Club, se tal for aceite pelas entidades competentes, em homenagem ao 'primeiro União' embora esse 'primeiro União' se tenha chamado inicialmente, de acordo com o Elucidário Madeirense, União-Marítimo...

Também por esclarecer fica se os anunciados cerca de uma centena de sócios do '1913' passarão para o eventual novo clube.

Aguardemos, pois, mais um capítulo... agora de um União que já não é União.

5 visualizações