Buscar
  • Henrique Correia

"Aeroporto do Porto Santo é uma fraca alternativa", diz o deputado Carlos Rodrigues


Carlos Pereira responde: "Com este aeroporto disponível com as condições adequadas seria necessário um plano (não a palermice que hoje chamam plano !)".




Carlos Rodrigues, deputado do PSD na Assembleia Regional, considera o Aeroporto do Porto Santo "uma fraca alternativa" ao Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, que estes últimos dias tem estado condicionado devido aos ventos e o Porto Santo tem sido a solução para deixar passageiros que depois são transportados no Lobo Marinho.

O parlamentar social democrata, na sua página do Facebook, abordou a questão à luz do Porto Santo como elemento central do plano de contingência. Escreve que "em princípio, a utilização do Porto Santo como alternativa em caso de inoperacionalidade do aeroporto da Madeira faz todo o sentido. Ainda assim, pressupõe diversos aspectos que, a não existirem obrigam a outro plano de contingência. Primeiro, no caso de desvio de um avião para o Porto Santo duas coisas podem acontecer: o avião permanece em espera e depois segue para a Madeira ou deixa os passageiros e é assegurado o seu transporte em meio alternativo para a Madeira".

Carlos Rodrigues adianta que no caso da espera, "os problemas serão eventualmente menores, há que definir se há lugar a pagamento de taxas de utilização e saber quem as paga, a vontade das companhias em aguardar e perturbar as suas operações seguintes com todas as implicações em termos de custos e disponibilidade. No caso dos passageiros serem transportados em meios alternativos outras questões têm de ser colocadas: que meios (barco/avião), quem paga esses ferramentas, se a inoperacionalidade se prolongar há que assegurar estadia para esses passageiros. Neste caso, existem alturas em que não há qualquer disponibilidade de alojamento, então o que fazer? Disponibilizar pavilhões ou outros espaços públicos? Capacidade de fornecer refeições ? O que fazer com os passageiros que não queiram viajar de barco? O que fazer com os passageiros que não queiram esperar? O Porto Sabto poderá ser uma alternativa mas não deixa de ser uma fraca alternativa".

Esta posição do deputado do PSD gerou reações por parte de Carlos Pereira, ex-líder do PS Madeira e atual deputado socialista na Assembleia da República, considerando que "o Porto Santo é a grande alternativa De resto , é a única ! A outra é um novo aeroporto !!!".

O deputado socialista acrescenta que "a capacidade de previsão hoje é muito grande por isso considero que o Porto Santo por dar corpo a uma contingência imediata sem colocar em causa a mobilidade de turistas e residentes . Com ventos na Madeira , os voos divergiam para Porto Santo e toda a operação se faria por lá com transporte marítimo ( todos os passageiros saberiam desse facto - quem não quisesse não viajava ) .

Com este aeroporto disponível com as condições adequadas seria necessário um plano ( não a palermice que hoje chamam plano !)".

16 visualizações