Buscar
  • henriquecorreia196

Albuquerque anuncia para 2022 competição de barcos a energia renovável



"A ideia será trazer até à Região um conjunto de protótipos fabricados na Europa, sobretudo por jovens".



A Região vai realizar, em 2022, competição de embarcações movidas a energia renovável. Este anúncio de Miguel Albuquerque ocorreu no âmbito de um encontro, na marina do Funchal, com um grupo de jovens estudantes (alguns dos quais madeirenses) do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que se encontra na Região (Madeira e Porto Santo), a realizar várias travessias com a embarcação SR03, um protótipo movido a energia solar.

O presidente do Governo lembra que a Madeira está já a desenvolver vária e importante investigação nesta área da mobilidade através de energias renováveis, nomeadamente através da ARDITI. E recorda que, com a conclusão do projeto da hidroelétrica do Paul da Serra, será possível produzir 50% da eletricidade para a ilha a partir de energias renováveis.

"Este é o futuro: introduzir em todos os sectores da nossa vida a tecnologia e, sobretudo, as energias amigas do Ambiente, tentando minimizar ao máximo a utilização de energias fósseis".

Quanto à competição internacional, a decorrer em 2022, esclareceu que "a ideia será trazer até à Região um conjunto de protótipos fabricados na Europa, sobretudo por jovens, e promover aqui uma competição internacional de embarcações movidas a energia sustentável, com efeitos demonstrativos", refere uma nota publicada nas plataformas digitais do Governo.

5 visualizações