Henrique Correia
Albuquerque chegou, viu e reconheceu: é preciso mais faixas corta-fogo...
"...e um contínuo apetrechamento da Região com outros meios de combate e de prevenção de incêndios".



Miguel Albuquerque chegou hoje de férias foi às zonas mais afetadas pelos incêndios. Foi ali que o presidente do Governo considerou que "neste momento, o importante é fazer o rescaldo dos incêndios e estarmos de prevenção". Mas também disse: "Em fogos florestais, a prioridade passa por preservar as vidas humanas e as habitações. Isso voltou a acontecer nestes fogos florestais".
Albuquerque tem já uma perspetiva de futuro e mal chegou já reconheceu: "Reconheço que, agora, e diante dos fenómenos relacionados com as alterações climáticas, teremos de investir na criação de mais faixas corta fogo e no contínuo apetrechamento da Região com outros meios de combate e de prevenção de incêndios".
O lider do Governo fez referência ao "esforço dos nossos profissionais para salvaguardar a vida de pessoas e bens". Lembra que foram
"semanas muito complicadas, com ventos e temperaturas fortes, que culminaram nestes incêndios para os quais foram mobilizados todos os meios possíveis, incluindo a ajuda nacional, que agradeço e que foi, também, importante.
A todos os envolvidos, o meu muito obrigado, e a toda a população afetada quero endereçar um abraço de solidariedade e declarar que podem contar connosco".