Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque desafia e Cafôfo diz que é "aliado" do Governo para mais Autonomia


Albuquerque desafia líder socialista a estar ao lado do PSD nas alterações à Revisão Constitucional em matéria de mais autonomia nos programas pedagógicos no Ensino da Região




A Madeira tem estado "acorrentada" aos programas pedagógicos do Ministério da Educação, impedindo assim a introdução de alterações, na Região, que pudessem ir ao encontro do que é pretendido para a aprendizagem.

Foi na sequência deste quadro que o presidente do Governo Regional desafiou o líder do PS Madeira e deputado Paulo Cafôfo, hoje no Parlamento Regional, a estar ao lado do PSD "nas propostas de alteração da Revisão Constitucional, no sentido de dotar a Região de mais Autonomia no âmbito dos programas pedagógicos, lembrando que a Região foi pioneira, na Educação, em alguns domínios, como por exemplo a escola a tempo inteiro".

Miguel Albuquerque considera importante sair do contexto de medidas "desastrosas" do Ministério.

Paulo Cafôfo mostrou-se desde logo disponível para ser "aliado" do Governo no aprofundamento da Autonomia, mas afirma que o executivo poderia fazer muito mais na melhoria do ensino.

O deputado socialista aponta a necessidade de recuperar a aprendizagem perdida em consequência do confinamento resultante da pandemia, que obrigou a um longo período de aulas online, e reafirmou medidas que o PS já apresentou publicamente e que passam por uma aposta na autonomia das escolas e na flexibilização curricular, também na implementação de um programa de formação, para que os professores tenham apoio na aplicação de metodologias de trabalho mais inovadoras. Além das atividades curriculares, a realização de atividades extracurriculares, tais como visitas de estudo, atividades lúdicas, culturais e desportivas. Finalmente, um Plano de Saúde Mental Escolar,

7 visualizações