top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Albuquerque garante defesa da habitação corporativa "de corpo e alma"




Pedro Calado anunciou que no âmbito da Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai retomar, este ano, a majoração de 20% na construção de cooperativas de habitação.






O Governo Regional defende habitação cooperativa de “corpo e alma”, como referiu o presidente do Governo durante uma visita que fez ao terreno onde a “CORTEL” irá construir um prédio habitacional com 48 fogos, nas imediações do “Madeira Shopping”.

Albuquerque lembrou que o valor PIB, em 2022, vai ser o mais alto de sempre na Madeira. A Madeira é atrativa, tem crescido economicamente e recebido residentes estrangeiros. O que levou a que o valor das transações imobiliárias na Madeira, até setembro, atingisse o número de 660 milhões de euros. Ainda não são conhecidos os números de até final do ano», explicou.

Esta grande procura de casa, atendendo às leis da oferta e da procura do mercado, fez com que os preços das casas tivessem uma subida. A esta maior procura aliou-se o custo dos materiais da Construção Civil, que subiu imenso, em consequência da crise pandémica, mas também da guerra da Ucrânia.

O desafio, diz Albuquerque, "é encontrarmos uma oferta de habitação, para a classe média e para os jovens casais, de qualidade e que venha satisfazer, em termos de preço, o rendimento médio dos casais na Região Autónoma da Madeira. Como é que isso se faz? Através de diversos programas!», sublinhou".

Na mesma visita, o presidente da Câmara Municipal do Funchal referiu que no âmbito da Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai retomar, este ano, a majoração de 20% na construção de cooperativas de habitação.

Pedro Calado referiu que esta medida contemplada no PDM em 1997, no tempo da vereação social-democrata, foi “infelizmente abandonada” pela coligação ‘Confiança’, quando esta  chegou ao município do Funchal. “Estamos a trabalhar para voltar a colocar esta  majoração de 20%, lembrando que se esta medida estivesse em vigor, em vez dos acuais 48 fogos da Habitação da  Cortel, teríamos 58 fogos, ou seja, 10 fogos a mais e com os mesmos custos de estrutura”, sustentou.   

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page