Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque não é candidato a Belém; conversa dá apoio (quase) certo a Marcelo


Fica à espera que o programa do Presidente candidato venha ao encontro das reivindicações da Região


Miguel Albuquerque garantiu, em declarações à Antena Um Madeira, que não será candidato à presidência da República, cuja eleição decorre em janeiro de 2021, terminando assim este "folhetim" que alimentou durante alguns meses e que, desde início, não tinha grande sustentabilidade relativamente ao sucesso de uma "corrida" com Marcelo.

Uma conversa com o Chefe de Estado bastou para que Albuquerque saísse da intenção de candidatura. Uma conversa, diga-se, que pouco ou nada adiantou quanto aos pressupostos que estavam subjacentes ao objetivo que Albuquerque definiu para "ir a jogo" com o atual presidente, que será recandidato sem ainda ter apresentado recandidatura.

De facto, o presidente do Governo Regional estava descontente com o que considerou ser a passividade de Marcelo face ao exercício da sua magistratura de influência junto do Governo de António Costa sobre os apoios solicitados pela Madeira.

Apesar disso, Albuquerque decidiu dar o benefício da dúvida. Não só retira a sua candidatura, como deixa muito provável o apoio à recandidatura de Marcelo. Fica à espera que o programa do Presidente candidato venha ao encontro das reivindicações da Região naquilo que se prende com os apoios nacionais em contexto da pandemia e das exigências que se colocam na aplicação de medidas para a recuperação económica.

Fica, assim, esclarecido o que desde início ficou claro como uma forma de pressão de Albuquerque sobre Marcelo. Nunca houve grande percentagem de possibilidade do líder do governo madeirense ir a votos, sobretudo com os riscos de uma derrota mais do que provável face a dimensão dos créditos do atual Presidente da República, mesmo que Marcelo tenha perdido adeptos desde a sua última eleição. Digamos que a vitória, em janeiro, só terá a dúvida dos números e nunca da vitória em si. E Albuquerque soube disso desde a primeira hora. Soube, por isso, que não ia levar este "atrevimento" até ao fim.

15 visualizações