top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Albuquerque: "Na Madeira, o professor tem um espaço central no ensino"


"Quando os pais saem de casa para acompanhar os seus descendentes até às escolas, esses pais sabem que vão encontrar as escolas abertas".





Num contexto de manifestações e greves de professores, um pouco por todo o País, o presidente do Governo aproveitou o debate parlamentar mensal com o tema Educação para lembrar que, na Madeira, "quando os pais saem de casa para acompanhar os seus descendentes até às escolas, esses pais sabem que vão encontrar as escolas abertas, com professores motivados para todas as disciplinas, e com o apoio competente de auxiliares de acção educativa.

Esses encarregados de educação também sabem que os filhos encontrarão, em cada dia de aulas, um ambiente seguro, onde impera a boa organização funcional e pedagógica, uma ocupação salutar dos tempos não lectivos, onde todos têm lugar independentemente das suas condições particulares".

Miguel Albuquerque diz que "na Região, sempre se compreendeu claramente que o Professor deve ocupar um espaço central nos processos de ensino – aprendizagem, facultando através das suas abalizadas intervenções técnicas, científicas e pedagógicas, as condições para que os seus alunos possam desenvolver o seu potencial.

Foi o que fizemos na Região com a recuperação integral do tempo de serviço, repondo a justiça que era devida a estes profissionais e contribuindo para a elevação do seu nível de prestação.

É do conhecimento geral que não pode haver compromisso social e prestação adequada em grupos laborais injustiçados, sem perspectiva de futuro e alvo de perseguições que, sendo injustas em qualquer outro grupo, são tanto mais aviltantes quanto mais se exige aos docentes".

Nesta intervenção, o líder do governo deu um de muitos dados para demonstrar a eficácia das políticas de Educação na Região: "A Madeira tem a taxa mais elevada de frequência de creche do País: 100%. E ao nível do pré-escolar acontece o mesmo. Com reduções realizadas, já por duas vezes, no valor das mensalidades".



2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page