Henrique Correia
Albuquerque: "Num tempo de pigmeus políticos marcará o nosso século"
"É sempre assim na História. É nas grandes crises da Humanidade que surgem os verdadeiros líderes e que, indiscutivelmente, melhor se vislumbra o caracter dos homens".

O presidente do Governo Regional fez hoje uma publicação, no Facebook, relacionada com o discurso do líder ucraniano Volodymyr Zelensky no Congresso nos Estados Unidos considerando este um dia histórico: "Um discurso memorável que, num tempo de pigmeus políticos, marcará o nosso século".
Miguel Albuquerque escreve que "os jovens norte-americanos que ontem tiveram a sorte de visualizar na televisão o notável discurso do Presidente Zelensky no Congresso dos EUA jamais esquecerão no curso da vida aqueles minutos de chama, convicção e esplendor.
À semelhança do que aconteceu há 81 anos quando, o então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, no dia 26 de dezembro, logo após o ataque do Japão a Pearl Harbour, discursou aos membros do Congresso e logrou forjar a sólida Aliança, que levou à derrota da ameaça nazi e nipónica, na Segunda Guerra Mundial.
Volodymyr Zelensky soube, ontem, como nenhum outro, usar o poder da palavra para reafirmar e avivar junto da grande Nação Americana a irredutibilidade dos princípios e dos valores humanos universais, face à violência e barbárie intolerável que a atual guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia comporta.
É sempre assim na História.
É nas grandes crises da Humanidade que surgem os verdadeiros líderes e que, indiscutivelmente, melhor se vislumbra o caracter dos homens.
Um dia histórico. Um discurso memorável que, num tempo de pigmeus políticos, marcará o nosso século".