Albuquerque pediu Jardim "mais brando" e aí está: "Domingo, voto PSD..."
- Henrique Correia
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
"...apesar das minhas discordâncias…com o grupo “renovação”, compreensíveis em Sistemas Políticos partidários...". Miguel Sousa já reagiu ckm ironia: "Homem corajoso..."

Já por aqui tínhamos dado conta da diligência desenvolvida por Miguel Albuquerque junto de Jardim, através do antigo deputado à Assembleia da República e advogado Guilherme Silva, no sentido do antigo líder ser mais brando nos seus comentários públicos, o que incluía as publicações nas redes sociais. Pelo menos neste período que antecede as eleições. Albuquerque queria evitar a voz dissonante de Jardim num momento em que pede unidade ao partido.
A verdade é que Jardim baixou o ritmo e o tom. Não quer ser acusado, como já foi, de não votar PSD visando prejudicar a atual liderança, com a qual vem discordando de forma veemente. E com a brandura, conjuntural, de Jardim, veio um retorno nunca visto pela voz de Miguel Albuquerque ao "emendar" o discurso vigente de que não há PSD e desenvolvimento antes de Albuquerque, um ano de referência 2015. Para trás, nada. E de repente, Albuquerque pede contenção e elogia o legado de Jardim e o papel do PSD, não da renovação mas incluindo o jardinismo que foi "excomungado" quando esta "nouvelle vague" assumiu o poder no partido.
Garantem-nos que Guilherme Silva falou mesmo com Jardim. E a verdade é que este baixou consideravelmente o ritmo de publicações, até que a poucos dias de eleições fez esta publicação garantindo o voto no homem que tanto criticou:
"PORQUE:
a) temos de conquistar uma Autonomia MAIOR: Unidade Nacional, SIM! “Estado unitário”, NÃO!
b)não nos podemos mostrar agachados ante uma “operação” policial COM…MEIOS MILITARES e MEDIÁTICOS, nunca fundamentada judicialmente, nem dadas as explicações obrigatórias ao Povo Madeirense.
“Operação” provocante desta crise política.
c)apesar das minhas discordâncias…com o grupo “renovação”, compreensíveis em
Sistemas Políticos partidários, esta Oposição,
bastante fracionada e um deserto de ideias estruturantes do futuro, mais uma vez demonstrou ser PIOR;
d) há muito a fazer e a corrigir
Como homem público, nunca escondi como votei;
EM CONSCIÊNCIA, DOMINGO, VOTO PSD. POIS DEUS NOS LIVRE DE ANDAR PARA TRÁS NA AUTONOMIA E NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, SOCIAL E CULTURAL, TÃO DURAMENTE CONQUISTADOS NESTES 50 ANOS".
A esta declaração, o antigo vice de Jardim, Miguel Sousa, já reagiu com ironia: "O Alberto João anunciou votar no PSD. Homem corajoso !"
Comentários