Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque promete helicóptero todo o ano


Haverá helicóptero de combate aos fogos florestais durante todo o ano e a estação meteorológica hoje inaugurada será fundamental




Miguel Albuquerque garantiu hoje que haverá helicóptero de combate aos fogos durante todo o ano, sendo que uma nota publicada no sute do Governo sublinha que "em princípio a partir de junho do próximo ano".

As declarações foram feitas durante a visita à nova estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, localizada na sede do Serviço Regional da Proteção Civil, na Cancela.

Uma estação que "terá um importante papel sobretudo ao nível da monitorização de ventos e nevoeiros e que será, conforme acentuou o presidente do Governo Regional essencial, para a boa operacionalidade do helicóptero de combate aos fogos florestais, que também ficará instalado nas instalações do SRPC, na Cancela.

O governante lembra que a Região não tinha nenhuma estação meteorológica localizada à cota 200 e que a mesma incorpora um conjunto de estações colocadas a cotas intermédias, que vêm complementar e melhorar a fiabilidade da informação meteorológica.

A estação hoje visitada pelo líder madeirense permitirá a medição de ventos e do nevoeiro numa zona muito sujeita aos mesmos, relevou ainda.

O concurso para o helicóptero de combate aos fogos florestais será aberto nos primeiros meses de 2021, de modo a que o mesmo possa estar operacional em junho. Para funcionar durante todo o ano.


5 visualizações