Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque vai entregar 11 viaturas à Polícia Florestal


Dez das viaturas são Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios Florestais, semelhantes às que os bombeiros têm. Uma outra viatura é de comando táctico



O presidente do Governo Regional vai amanhã, 20 de janeiro, à sede da Proteção Civil entregar 11 novas viaturas ao Corpo de Polícia Florestal, um investimento de 650 mil euros, apoiado a 100% pelo POSEUR e que visa "tornar mais robusta e eficaz a resposta daquela Polícia Florestal na prevenção, deteção e colaboração no combate aos incêndios florestais, ao nível da primeira intervenção".

Dez das viaturas são Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios Florestais, semelhantes às que os bombeiros têm. Possuem reservatório de água, mangueiras, moto-bombas, rádio SIRESP, GPS, altifalantes, motosserras e demais material sapador.

A estas 10 viaturas, junta-se um veículo de Comando Tático.

Uma nota do Governo recorda que o Corpo de Polícia Florestal integra o dispositivo de resposta aos fogos florestais, tendo atribuições àquele nível, sendo que a primeira intervenção tem vindo a ser feita exclusivamente com recurso a equipamento sapador (enxadas, motosserras, abafadores, etc.).

"Com este novo equipamento, a Polícia Florestal fica reforçada para fazer uma primeira intervenção mais rápida e segura em incêndios florestais, muitas das vezes quando ainda são pequenos e facilmente controláveis, evitando fogos de grandes dimensões.

Fica ainda mais dimensionada para garantir uma vigilância e patrulhamento mais intenso das áreas florestais", sublinha a mesma nota, reforçando que "este investimento elucida bem a aposta que o Governo Regional tem feito na vigilância e combate aos incêndios florestais, de forma a garantir que os operacionais têm os meios necessários para proteger pessoas e bens e ainda o património natural".

3 visualizações