top of page
Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque vai "inaugurar" iluminações e Mercadinho de Natal


"Para animar o ambiente, estão previstas 140 atuações e concertos, superior às 112 do ano anterior. Assim, o programa contempla 46 concertos com diversos artistas e grupos




O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 18 horas, as iluminações de Natal e o Mercadinho de Natal, bem como ainda os presépios existentes no Largo da Restauração e junto à Sé Catedral, revela uma nota da Quinta Vigia.

A Festa de Natal e Fim do Ano 2022/2023, na Madeira, organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, está de volta, sem restrições impostas pela COVID e com uma vasta programação.

Iniciou-se hoje e prolonga-se até ao dia oito de janeiro.

Envolverá cerca de 2.400 pessoas, com as atividades a se desenrolarem, maioritariamente, na Placa Central da Avenida Arriaga.

Entre estas, avulta o “Mercadinho de Natal”, com as suas 22 casinhas com produtos típicos da Madeira, que estará aberto de domingo a 5.ª feira, das 10h00 às 00h00, e de 6.ª feira a sábado, das 10h00 à 01h00. No dia 24 de dezembro encerra às 18:00 e nos dias 23, 30 e 31 fecha às 04h00. Nos dias 25 dezembro e 1 de janeiro estará encerrado.

Por outro lado, o Largo da Restauração volta a receber a “Aldeia Etnográfica”, de Gilda Nóbrega, que inclui o amplo presépio.

A poucas centenas de metros, próximo da Sé do Funchal, será criado um outro presépio com figuras de grande dimensão, um projeto de João Egídio.

140 atuações

A mesma informação refere que "para animar o ambiente, estão previstas 140 atuações e concertos, superior às 112 do ano anterior.

Assim, o programa contempla 46 concertos com diversos artistas e grupos, que irão decorrer durante a tarde e noite, sendo um por dia de semana e dois nos feriados e nos fins-de-semana. Referência, igualmente, para os dois Concertos de Natal, que decorrerão no Centro de Congressos da Madeira, agendados para os dias 17 e 18 de dezembro, organizados pelo Diário de Notícias.

Participam, ainda, nas Festas de Natal e Fim do Ano 23 grupos folclóricos, com 45 atuações, e 16 bandas filarmónicas, com 34 atuações".

Referência igualmente para as 15 atuações de coros infantis e do Orfeão Madeirense.

O programa do evento contempla, ainda, as Oficinas de Natal (workshops sobre as iguarias e produtos tradicionais madeirenses), a realizar de 19 a 23 e de 27 a 30 de dezembro.

As animações e estátuas vivas estarão presentes na Placa Central com 12 presenças da responsabilidade do Teatro Bolo do Caco.

“Vamos enfeitar a árvore de Natal” será outro momento para o qual foram convidadas escolas do concelho do Funchal e um Centro Comunitário para que as crianças levem os enfeites natalícios que fizeram e os coloquem nas respetivas árvores.

Referência para o ‘Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional’, numa organização do IVBAM, que estará localizado junto às casinhas.

Iluminações

No domínio das iluminações, entre as novidades teremos as projeções de videomapping na esquina da Sé e na parede norte do Palácio São Lourenço.

A praça CR7 surgirá melhorada, oferecendo mais espaço de visita às decorações e a Praça do Povo contará com uma árvore de 30 metros, que funciona como photobooth.

O cais do Funchal surgirá diferente em relação aos anos anteriores. Existirá um túnel animado eletronicamente, que proporciona ao visitante um passeio entre as águas na direção de um anjo colocado no final do pontão.

Ao todo, estão previstas mais de 1,6 milhões de lâmpadas a iluminar a cidade.

No dia 31 de dezembro haverá o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício no Funchal e no Porto Santo.

Já no Ano Novo, a cinco de janeiro, pelas 19 horas, o Auditório do Jardim Municipal recebe o “Cantar os Reis”, numa organização da ACAPORAMA - Associação das Casas do Povo da Madeira.


15 visualizações
bottom of page