Anticiclone localizado sobre a Península Ibérica pode afetar tempo na Madeira
- Henrique Correia
- 31 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e o vento soprará em geral fraco a predominar do quadrante leste.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera deu conta das previsões de tempo para este final de ano na Madeira, onde o fogo de artifício corresponde ao ponto alto da passagem de 2024/2025 através da partilha de votos, dos desejos do novo ano e da diversão que se segue, em muitos casos pela madrugada. Estas previsões serão atualizadas pelas 18 horas.
O IPMA refere que "o estado do tempo previsto para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro será condicionado por um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica, que se estende em crista até ao arquipélago da Madeira.
Assim, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e o vento soprará em geral fraco a predominar do quadrante leste. Existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, sendo mais expectáveis até ao início da manhã de dia 31.
Os valores de temperatura mínima deverão variar entre 12 e 16°C e, nas terras altas, entre -1 e 5°C. A temperatura máxima deverá variar entre 16 e 20°C e, nas terras altas, entre 7 e 8°C.
Em relação à agitação marítima, as ondas serão de norte/nordeste com 1 a 1,5 metros de altura significativa na costa norte e sendo ondas do quadrante sul com 1 metro na costa sul, diminuindo para ondas inferiores a 1 metro no dia 1. A temperatura da água do mar no dia 1 será de 20/21°C.
Comments