Buscar
  • Henrique Correia

Antigo deputado europeu socialista é primeiro suplente na Confiança


Vereadora social democrata Joana Silva é segunda suplente na lista de Pedro Calado para a Câmara Municipal. Confira as listas das forças políticas concorrentes ao Funchal: https://www.cm-funchal.pt/images/eleicoes/2021/autarquicas/362_LDA_AM_CM_19082021_185613.pdf




O lugar na lista não é o principal objetivo nem para o médico nem para a Coligação Confiança. É mais o simbolismo.


Não é fácil, em eleições autárquicas, a elaboração das listas para os diferentes órgãos que no dia 26 de setembro estarão a sufrágio popular, sendo que a Assembleia Municipal é o órgão mais representativo do Poder Local, mas a Câmara assume uma relevância especial, sendo os respetivos presidentes as figuras de maior envolvimento político por deteterem a componente executiva autárquica.

Miguel Gouveia, pela Confiança, e Pedro Calado, pela coligação "Funchal Sempre à Frente", debatem-se com problemas muito semelhantes, primeiro demonstrar algum um misto de figuras já conhecidas da sociedade madeirense, mas simultaneamente um toque de inovação e o distribuir de um simbolismo a determinadas figuras, que emprestam o nome por uma questão de apoio sem grande envolvimento ativo e sem qualquer interesse na eleição propriamente dita.

Tanto Miguel Gouveia como Pedro Calado têm o mesmo problema: formar listas tendo em conta responder à coligação, satisfazer os respetivos parceiros com lugares que impeçam os eventuais conflitos, também habituais nestas situações. Miguel Gouveia com um posicionamento de independência, apesar do apoio do PS, não tem uma base alargada de recrutamento. Pedro Calado muito diferente, nesse domínio, com uma vasta "plateia", dando algum protagonismo, pouco, ao CDS, com Margarida Pocinho em quarto lugar na lista para a Câmara e um lugar, à última hora, para Roberto Vieira, do RIR, terceiro na Assembleia Municipal, como "prémio" pelo apoio. Um órgão que tem como candidato a líder o médico pediatra José Luís Nunes.

Calado coloca três das atuais vereadoras como suplentes da lista para a Câmara, designadamente Joana Silva, segunda suplente, Paula Meneses e Nadine Mota.

Miguel Gouveia escolheu a atual vereadora Madalena para liderar a lista da Assembleia Municipal, sendo de destacar que o médico socialista Quinídio Correia, antigo deputado europeu, surge como primeiro suplente, sendo que Guida Vieira também inclui o leque de suplentes à AM, numa clara demonstração de simbolismo, evidenciado em posições onde normalmente os partidos/candidatos procuram preencher com antigos protagonistas da vida pública.



15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo