Destas dez femininas há uma cujo clube já declarou não participar devido ao não apoio de qualquer espécie por parte da DRD.
Um dado curioso aponta para uma esmagadora maioria de equipas masculinas no lote das madeirenses com acesso aos Campeonatos Nacionais regulares nesta nova época desportiva que vai de julho de 2023 a junho de 2024.
Com efeito, de todas essas formações que alcançaram por mérito desportivo a possibilidade de participação, 23 são masculinas e 10 femininas. E destas dez femininas há uma cujo clube já declarou não participar devido ao não apoio de qualquer espécie por parte da DRD: a de ténis de mesa do CS Marítimo que obteve o direito de alinhar na I Divisão Nacional, onde já está a ADC Ponta do Pargo.
Cingindo-nos às femininas com 'direitos nacionais', temos o CS Marítimo com 4 (futebol sénior e futebol sub 19, basquetebol e ténis de mesa), CS Madeira (andebol e voleibol), Madeira SAD (andebol), CAB (basquetebol), Francisco Franco (basquetebol) e ADC Ponta do Pargo (ténis de mesa).
E, como por aqui já foi escrito, apenas três clubes - CS Marítimo, Ponta do Pargo e CAB - têm representação nacional tanto no feminino como no masculino.
(Obviamente que aqui não estão contempladas as Séries Madeira de voleibol e ténis de mesa)
Commentaires