Buscar
  • Henrique Correia

Aqui não há "Gata", anuncia a secretaria do Mar remetendo para notícia de jornal


Pedro Coelho pergunta: "Foi feito tudo o que se podia ao nível do estudo da sustentabilidade da pesca da gata no nosso mar?"



Trata-se de uma posição da União Europeia que o Governo Regional decidiu explicar, aos madeirenses, através de uma notícia de jornal, no caso o DN. E foi assim que a secretaria de Mar e Pescas tomou posição sobre a proibição de pesca da "Gata", em Câmara de Lobos, nos próximos dois anos.

Hoje, dia em que saiu a notícia, a secretaria de Teófilo Cunha regista, no site do Governo, que "a União Europeia proíbe por dois anos a pesca da "Gata" de Câmara de Lobos, referindo que "o secretário regional fala em "insensibilidade" da União Europeia para uma realidade secular daquele concelho e sai em defesa dos pescadores, lembrando que a "Xara" é capturada de forma acidental quando os pescadores estão na faina do peixe-espada".

Quanto aos detalhes, para que os madeirenses possam estar informados, o Governo remete para a edição do Diário.

Entretanto, o presidente da Autarquia de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, reagiu, ao DN, mas também numa publicação na página do Facebook: "Foi feito tudo o que se podia ao nível do estudo da sustentabilidade da pesca da gata no nosso mar?

Esta é uma pesca acessória, resultante da pesca do peixe-espada preto, faz parte da identidade da comunidade piscatória de Câmara de Lobos. A gata continuará a ser pescada de forma acidental, mas terá que ser deitada ao mar".



A

7 visualizações