Buscar
  • Duarte Azevedo

Associação de Xadrez já nasceu


Gilberto Garrido preside à Direção e Medeiros Gaspar à Assembleia-Geral


Depois de já por aqui termos referido as diligências para a respetiva constituição, eis que já nasceu a Associação de Xadrez da Madeira. Não foi fácil, "deu muito trabalho" - diz quem se empenhou em tal tarefa - e mesmo agora não pode ser referida como AXM. Não por eventual confusão com os canais televisivos AXN mas, sim, porque existe uma AXM no país: no caso, Associação de Xadrez da Maia. Por isso, a Associação de Xadrez da Madeira terá que dar um retoque ao logotipo inicialmente idealizado e ser tratada como Associação de Xadrez da Região Autónoma da Madeira - com AXRAM como abreviatura.

A verdade é que esta novel Associação já existe de pleno direito, com número fiscal, sede que vai funcionar no Conjunto Habitacional de Santo Amaro num apoio do Instituto de Habitação da Madeira, e corpos sociais devidamente enquadrados.

Gilberto Garrido vai liderar a Direção, um órgão que conta com um Vice-Presidente (Fernando Machado), um Tesoureiro (José Oliveira),

um Secretário (Óscar Soares) e dois Vogais (Carlos Gonçalves e Martinho Macedo).

Medeiros Gaspar encabeça a Assembleia-Geral, Jorge Spínola o Conselho Fiscal e João Freitas o Conselho de Justiça.

Para além do apoio do Governo Regional da Madeira, a AXRAM conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António.

Já no terreno há dois anos, nomeadamente por intermédio de uma intervenção em diversos estabelecimentos de ensino, a aposta do Xadrez no Desporto Escolar - e vice-versa - vai continuar. Na Festa do Desporto Escolar de 2019 participaram, por exemplo, cerca de 100 alunos.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo