top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Ativado o sistema de gestão de toda a atividade do Serviço de Sangue



O Sistema de Gestão de Imunohemoterapia - SIGI - permite a simplificação e automatização das tarefas nos processos.




O SESARAM informou que esta quarta-feira foi possível ativar o sistema proprietário de gestão de toda a atividade do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT).

"Na prática todos os serviços clínicos do SESARAM passam a requisitar eletronicamente os pedidos de unidades de sangue e derivados", explica uma nota do Serviço de Saúde atualizando informação depois do ciberataque.

O Sistema de Gestão de Imunohemoterapia - SIGI - permite a simplificação e automatização das tarefas nos processos e o tratamento e organização eficaz do grande volume de informação produzida diariamente, facilitando assim a comunicação interna e a integração de toda a informação envolvida.

O SIGI tem como objectivo primordial eliminar erros, garantindo o registo e a preservação dos dados de toda a atividade do SSMT, assegurar a rastreabilidade em todo o processo e a gestão eficaz e inequívoca dos componentes sanguíneos disponíveis.

Em consequência do ataque informático de que o SESARAM foi vítima, o SSMT ativou o plano de contingência que permitiu continuar com a toda a atividade em ambiente seguro, com qualidade e de forma a garantir a sustentabilidade e auto suficiência em componentes sanguíneos para toda a RAM.

De referir que a solidariedade dos dadores neste período foi excecional e não foi registado nenhum decréscimo na sua afluência.


5 visualizações
bottom of page