Buscar
  • Henrique Correia

Barreto pede serviços mínimos para abastecer a Região durante a greve



Pré-avisos de greve no Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante, previstos para os dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro.




Falta cerca de uma semana para as datas de pré-avisos de greve no Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante, previstos para os dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro. Uma situação que está a preocupar o secretário regional da Economia, Rui Barreto, que volta a alertar para a necessidade dos Ministérios das Infraestruturas e Habitação, mas também o do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, garantirem o abastecimento das regiões autónomas nas definições dos serviços mínimos. 

Embora esteja solidário com os propósitos apresentados pela referida estrutura sindical nacional, tendo, inclusive, já se reunido com o presidente desta, Rui Barreto considera que "seria importante que os madeirenses e porto-santenses não fossem penalizados, atendendo à sua dependência total do abastecimento por via marítima".

Rui Barreto recorda que "o Ministério das Infraestruturas e Habitação tem sido sensível, noutras ocasiões, a esta matéria, fixando o abastecimento às Regiões Autónomas entre os serviços mínimos, pedindo, precisamente, que isso ficasse consagrado, por forma a não penalizar os madeirenses neste diferendo, cuja diferendo depende, exclusivamente, do Governo da República".

Tal como afirmou, “no processo de fixação dos serviços mínimos, é imperioso que sejam tomadas medidas excecionais de salvaguarda do abastecimento da Região, designadamente sejam assegurados todos os meios para garantir a operação de todos os navios de abastecimento à Região Autónoma da Madeira, bem como a saída de navios, quando esteja em causa a disponibilidade de cais para navios de ou para a Região Autónoma da Madeira”, medidas que vão ao encontro do que foi garantido na definição dos serviços mínimos no passado.

3 visualizações