Buscar
  • Henrique Correia

Câmara da Ponta do Sol aposta no Património, Governo abandona


Deputado Carlos Coelho critica Governo pelo "abandono da Lagoa do Lugar de Baixo, que ao fim de tantos anos está sem uma solução à vista para lhe devolver a dignidade de outros tempos».


Elogios à Câmara da Ponta do Sol, críticas ao Governo Regional, um enquadramento normal devum deputado socialista sobrevu.a câmara socialista e um governo de coligação PSD/CDS.

Carlos Coelho abordou o património no concelho, cuja preservação tem sido "uma das apostas do executivo do PS ao longo dos últimos três anos". O parlamentar apontou como exemplos a recuperação de fontenários, a reativação do troço do Caminho Real n.º 28, que liga a vila da Ponta do Sol ao Livramento, a recuperação do Relógio de Água, nos Canhas, a recuperação de Capelas, nomeadamente as de Santo António e do Jangão, a recuperação do miradouro da vila, junto à câmara municipal e, mais recentemente, a requalificação da zona dos Fregueses Novos, que sofreu uma intervenção profunda.

Carlos Coelho fez questão de apontar que, «se não fosse o boicote do PSD local, muito mais poderia ser feito». É o caso do projeto apresentado pela edilidade para requalificação da zona envolvente ao solar dos Esmeraldos, na Lombada, que permitiria melhorar a circulação e «dar uma nova cara» àquele local que é muito procurado por turistas e madeirenses, o qual foi chumbado pelo PSD em reunião da Assembleia Municipal. Além deste, foram igualmente recusados outros dois investimentos que seriam essenciais para o concelho e que seriam também um estímulo para o tecido empresarial.

O deputado ponta-solense lamentou a «inércia do Governo Regional» no que diz respeito ao património que está sob a sua responsabilidade, indicando como exemplo a lagoa do Lugar de Baixo, sob a tutela da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, que «continua ao fim de tantos anos ao abandono e sem uma solução à vista para lhe devolver a dignidade de outros tempos». Carlos Coelho lembrou que esta é a única lagoa de maré da Região, a qual, inclusivamente, já integrou um projeto internacional que tinha como objetivo aliar o turismo à conservação da natureza.

2 visualizações