Buscar
  • Henrique Correia

Câmara de Lobos lamenta falta de resposta da "Saúde" sobre focos de infeção



"Lamentavelmente o Município não tem acesso aos dados georreferenciados, anonimizados, da localização dos potenciais focos de infeção, solicitados por várias vezes à Autoridade de Saúde Regional.



Uma nota hoje publicada na página do Facebook do Município de Câmara de Lobos deixa implícito um quadro de tensão existente entre a estrutura local e as Autoridades de Saúde da Região, não escondendo a existência de questões colocadas pelo Poder Local que ficaram sem resposta, em matéria que tem a ver com o combate à Covid-19, sendo que o concelho, que está há alguns dias, no pior patamar de avaliação por 100 mil habitantes, por números dos últimos 14 dias, o patamar de "risco extremamente elevado"

Hoje, o Município refere que "nas últimas 24 horas registaram-se 46 novos casos de COVID-19 no nosso concelho e 19 recuperados. Neste momento existem 414 casos ativos em Câmara de Lobos"

E é aqui que surge o lamento: "Lamentavelmente o Município não tem acesso aos dados georreferenciados, anonimizados, da localização dos potenciais focos de infeção, solicitados por várias vezes à Autoridade de Saúde Regional".

Câmara de Lobos diz que "as nossas competências na área da Proteção Civil, estão coartadas uma vez que não possuímos elementos à tomada de decisão, invalidando uma eventual emissão de declaração de situação de alerta ou inclusive de ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil".

O Município apela "à mobilização da população para o cumprimento das normas em vigor. Seja um verdadeiro agente de saúde pública. Use sempre máscara de forma correta e respeite o distanciamento físico.

Pode consultar toda esta informação compilada no dashboard Municipal através do link: https://tinyurl.com/Covid19DashCL

11 visualizações