Câmara voltou ao PSD e a Banana "reergueu-se" na Madalena

Nuno Maciel, o secretário regional, não explica paragem da Mostra durante dois anos, mas sobre a GESBA disse só coisas boas: equilibrou-se financeiramente e deu estabilidade à banana.

A Mostra da Banana, uma organização da Casa do Povo da Ponta do Sol, com apoio do Governo Regional, andou parada quando a Câmara era do PS. voltou o PSD à liderança camarária e a Mostra da Banana regressou. Com uma mensagem do secretário regional: a GESBA pôs a banana estável.
Nuno Maciel levou números à Madalena do Mar, se um sector que representa 25 milhões de euros e envolve cerca de 2.800 bananicultores. Mas há mais dados:
"No último ano o valor médio pago produtores aumentou de 1 euro, para os 1,09€ ao quilograma, tendo a GESBA efetuado o pagamento de um bónus de 5 cêntimos ao quilo sobre toda a fruta entregue, o que resultou num pagamento extraordinário de 1 milhão e 50 mil euros, diretamente para as contas dos bananicultores”; “Com base nestes resultados, a GESBA conseguiu reduzir o passivo em 18,62%, o que corresponde a uma diminuição substancial de 4 milhões de euros, e antecipou em 15 dias o prazo médio de pagamento aos produtores no arranque deste ano, reforçando de forma efetiva a liquidez disponível para os bananicultores”.
Nuno Maciel, o secretário regional da Agricultura e Pescas, quis deixar o cunho político partidário: "Nós sabemos que a banana é terreno fértil para a instrumentalização política, mas digam o que disserem, a verdade é só uma: a GESBA não só conseguiu inverter os resultados negativos dos últimos 2 anos, como conseguiu assegurar o escoamento de toda a produção, com estabilidade no preço pago aos mais de 2.800 agricultores, tendo disponibilizado, ainda que não seja sua obrigação, um seguro de colheitas coletivo de 17 milhões de euros em capital assegurado e um adiantamento das verbas do POSEI na ordem dos 7,5 milhões de euros”, referiu o governante.
“Por muito que queiram criar destabilização, pensando que isso possa render alguns votos, o governo regional continuará a defender os produtores de banana e manterá a sua trajetória de rigor, eficiência e transparência, para garantir o melhor rendimento possível a quem trabalha a terra”.



Comentários