Buscar
  • Henrique Correia

Cafôfo faz o "seu caminho" com Venezuela como prioridade


Faz o "seu caminho" pelas comunidades e com uma visibilidade diária que o "palco" nacional lhe confere e que lhe pode garantir um "capital" político importante para o futuro.







A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas assume que a comunidade na Venezuela "é uma prioridade", tendo em conta a situação económica do país, referiu o secretário de Estado Paulo Cafôfo que visitou a Venezuela acompanhado pela comunicação social. Cafôfo faz o "seu caminho" pelas comunidades e com uma visibilidade diária que o "palco" nacional lhe confere e que lhe pode garantir um "capital" político importante para o futuro.

Cafôfo escreve, no Facebook, que "o valor atribuído a instituições que prestam apoio aos cidadãos portugueses e lusodescendentes, ascende este ano a 170 mil euros, apoio fundamental para o funcionamento de organizações como a do Lar Padre Joaquim Ferreira. Visitei também o Colégio Santo Agustin, onde 630 crianças frequentam aulas de Língua Portuguesa, exemplo de uma aposta ganha na difusão da nossa cultura"

Acrescenta: "Do roteiro Portugal no Mundo, fez parte uma deslocação ao Consulado Geral em Caracas, onde constatei que se registou um aumento de 48% dos atos consulares praticados em 2021 comparativamente ao ano anterior. Tendo em conta a situação na Venezuela, todos os atos consulares estão isentos do pagamento de emolumentos, o que representa um apoio à comunidade portuguesa, num valor que ronda os 16 milhões de euros".

Nesta deslocação, refere, "visitei dois locais em que me senti em casa: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Los Teques, e o Mercado de Chacao.

O Santuário que é uma obra notável da vontade e da fé da nossa comunidade, será um local universal de encontro de culturas, e receberá as novas instalações do Consulado Honorário. Depois de mais de dois anos, voltou a organizar-se um verdadeiro arraial madeirense, com cerca de 3 mil pessoas, para angariação de fundos para as obras do novo templo".

24 visualizações