Buscar
  • Henrique Correia

Cafôfo firme no apoio a Marcelo e Iglesias muito presente na ação de Ana Gomes

Partido deu liberdade de voto nas presidenciais de janeiro mas causou estranheza, entre socialistas, que um vice de Cafôfo assumisse um papel tão próximo nesta deslocação à Madeira da candidata, que é socialista, mas não tem o apoio oficial do PS.


Ana Gomes encontrou-se hoje com o Representante da República Ireneu Barreto


Ana Gomes, candidata à presidência da República, encontra-se na Madeira para uma ação de pré campanha às eleições de 24 de janeiro, num momento e que ainda não foi anunciada, oficialmente, a recandidatura daquele que, nas sondagens, aparece como um vencedor mais do que certo, mesmo tendo em conta que não existem eleições ganhas por antecipação. Mas no caso de Marcelo, é quase assim, nem dá para deixar margem para imponderáveis.

O PSD, já era de esperar, apoia Marcelo. O PS deu libedade de voto, sabendo-se que nos seus quadros, de dirigentes e militantes, as opiniões dividiram-se entre Marcelo e Ana Gomes, sendo que esta candidata sai das fileiras socialistas e, por isso, muitos socialistas consideraram que o partido deveria apoiá-la oficialmente. Não foi o que aconteceu, e muito antes já António Costa tinha feito uma declaração pública, sem ser oficial, onde desejava um novo mandato para Marcelo, numa célebre iniciativa na Autoeuropa.

E neste contexto, há poucos dias, o líder socialista madeirense Paulo Cafôfo manifestou, publicamente, o seu apoio a Marcelo Rebelo de Sousa. Mais claro do que isto, não há: "Desejo que Marcelo Rebelo de Sousa continue a ser o nosso Presidente da República, e desde já manifesto o meu apoio para a decisão da sua recandidatura. É uma pessoa com quem tenho mantido um relacionamento próximo ao longo dos últimos anos e nunca esquecerei a postura presente e activa que tem tido nos momentos difíceis da Madeira, como por altura dos incêndios no Funchal".

Mas a posição de Cafôfo não ficou por aqui. Fez um apoio público, mas também deu um voto de liberdade pública aos seus militantes: "O PS tem na sua génese valores como a liberdade de pensamento e de opinião, a abertura ao debate e a pluralidade de opinião. São valores imutáveis, que nos diferenciam de outras forças políticas e que muito prezamos. As eleições presidenciais são distintas de outros desafios políticos que teremos pela frente. Perante a liberdade de apoio e voto concedida, os militantes do PS Madeira serão livres de decidir, em consciência, o candidato que pretendem apoiar. Estou certo que darão mais uma vez uma grande demonstração da defesa da democracia".

E é neste enquadramento que Ana Gomes vem à Madeira. E aqui esteve, com audiência ao Representante da República e encontros no âmbito da sua campanha. Também neste contexto de liberdade de escolha, alguns socialistas não deixaram de registar, outros estranhando mesmo, que aquele que é o "braço direito" de Paulo Cafôfo, Miguel Iglesias, fosse uma presença muito presente nesta deslocação de Ana Gomes, sendo mesmo, garantem-nos, uma peça fundamental na requisição de serviços de apoio à candidata, numa posição que se por um lado é interpretada como uma estratégia socialista de "estar a bem com Deus e com o Diabo", não deixando cair uma socialista, por parte da estrutura regional, por outro é vista como um "tiro no pé" do PS-Madeira, sobretudo colocando neste papel uma figura de topo do partido, que pela posição que ocupa seria de crer que, também aqui, no mínimo não assumisse uma escolha diferente do líder, resguardando-se mais e deixando essa missão para um outro dirigente, tendo em conta as análises políticas e o posicionamento estratégico face a um candidato que luta por ser segundo, aquilo que o povo diz como sendo o primeiro dos últimos.

Obviamente que são leituras políticas, mas a verdade é que essa circunstância, pela envolvência nesta deslocação de Ana Gomes, alguns setores socialistas madeirenses deixaram interrogações, sobretudo face à posição do líder, de apoio ao candidato, que ainda não é oficialmente, mas vai ser, Marcelo Rebelo de Sousa.

17 visualizações