Buscar
  • Henrique Correia

Calado "lança" médico José Luís Nunes para a Assembleia Municipal


Candidato da coligação define estratégia: primeiro os jornais, depois interação direta com eleitorado nas redes sociais


Imagens Facebook Pedro Calado/JM


Já está entendida a estratégia conunicacional da candidatura de Pedro Calado, relativamente à "corrida" à Câmara do Funchal, em nome da coligação. "Manda" publicar nos jornais e depois publica a notícia dos jornais nas redes sociais para interação, como é seu desejo, não como primeiro contacto direto, mas como segundo.

Será por certo mais fácil a Pedro Calado garantir publicidade aos dois jornais, do que própriamente aos dois jornais garantirem uma página inteira ao candidato da Assembleia Municipal de cada força política concorrente, mesmo que nesta altura os jornais não estejam obrigados ao cumprimento da igualdade de tratamento. Se fosse assim, já ia 10 a zero.

Não se pense, porém, que será caso único. Vamos aguardar até que a candidatura de Miguel Gouveia apresente a sua equipa pelos jornais, o DN tem muitas hipóteses de ganhar essa preferência, também provavelmente com distribuição separada relativamente ao candidato da Assembleia Municipal. Os modelos de comunicação estão muito parecidos, tem sido assim relativamente à governação regional e local, ao ponto de quase dispensar as agendas jornalísticas das publicações.

Seja como for, no caso de Pedro Calado, que já deu início à pré campanha da coligação, publica hoje no JM, mas já está nas ditas redes sociais, a informação que o médico pediatra José Luís Nunes será o candidato à Assembleia Municipal, uma figura conhecida do Funchal, tem uma imagem e um histórico de credibilidade, também é um fervoroso unionista. Intocável do ponto de vista pessoal e profissional, vamos ver do ponto de vista político, percebendo-se a importância de independentes na lista, um entendimento muito mais lógico do que a referência ao apartidário, sendo apartidário algo que está fora dos partidos ou fações. Não é o caso. Mesmo com aspas, é forçado.

De qualquer modo, no Facebook, o candidato Pedro Calado reage a uma informação de Pedro Calado, no JM, sublinhando ser "com enorme satisfação" que apresenta o Dr. José Luís Nunes para a Presidência da Assembleia Municipal do Funchal. Não só é um conceituado médico, com um percurso profissional exemplar e de reconhecido mérito, como é também uma pessoa de excepcionais qualidades humanas".

Vamos aguardar os novos capítulos das candidaturas autárquicas, envolvendo este conceito "altruísta" de ajudar certa comunicação social, em contexto "transparente", "independente", como "apartidário". Em notícias e, já agora, em apoios, também eles devidamente "enquadrados" numa nova e moderna "dialética".

Ainda bem que está diferente do que era. Pelo menos é o que dizem.

9 visualizações