top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Calado ouviu o seu advogado falar na "presunção de inocência"



Paulo Sá e Cunha, presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, esteve presente na cerimónia do 44º aniversário do Conselho Regional.



Foi um dia de festa para o Conselho Regional da Ordem dos Advogados, o 44.º aniversário que reuniou os órgãos dirigentes, nacionais e regionais, entidades públicas da Região, bem como diversas personalidades de vários sectores, além de representantes da classe, alguns deles com uma incursão pela política.

Mas na assistência, não passou despercebido o "painel" de notáveis além do Representante da República Ireneu Barreto, e os presidentes dos principais órgãos da Autonomia, Assembleia e Governo, respetivamente José Manuel Rodrigues e Miguel Albuquerque. Também Manuel António Correia, o advogado/ex-político que concorreu para o PSD-M e perdeu por poucos para Albuquerque, o advogado/ex-político Tranquada Gomes que em 2019 perdeu para José Manuel Rodrigues na escolha de conveniência para a presidência da Assembleia Regionalm, no âmbito do acordo PSD/CDS.

Entre a mesma assistência, uma figura de destaque: Pedro Calado. O ex-presidente da Câmara do Funchal, suspeito em caso de corrupção, a par dos empresários Avelino Farinha e Custódio Correia, todos aguardando o desenrolar do processo. Calado abandonou a política, mas hoje esteve nesta cerimónia pública para ouvir, entre outros, a intervenção do seu advogado Paulo Sá Cunha, que como se sabe é presidente do Conselho Superior da Ordem. E que no decorrer da sua declaraçã, deixou uma crítica sobre o incumprimento e o desrespeito pelo princípio da "presunção de inocência", uma questão que é cada vez mais abordada no âmbito dos processos judiciais, com particular incidência naqueles que envolvem figuras públicas, sendo que a este caso específico acresce o facto dos arguidos terem estado em regime de detenção durante 22 dias para primeiro interrogatório, o que foi considerado anormal pela própria Procuradora-geral da República em recente entrevista.

Relativamente aos 44 anos do O Conselho Regional, foram homenagedos 26 advogados com 35 ou mais anos de exercício efetivo da profissão.

A cerimónia contou com a presença da Bastonária Fernanda de Almeida Pinheiro e do presidente do Conselho Superior da Ordem, Paulo de Sá e Cunha, assim como dos presidentes dos demais Conselhos Regionais.

97 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page