Buscar
  • Henrique Correia

Calado sobe fasquia: Funchal Jazz ao nível dos melhores do mundo



Hoje há o primeiro concerto, com atuação do Quinteto de João Borges. A vocalista de jazz americana Cécile McLorin Salvant é o grande nome anunciado para a edição deste ano e atua sábado no Parque de Santa Catarina.




Pedro Calado não tem dúvidas: "Um dos compromissos assumidos para a edição deste ano de elevar o patamar artístico do “ Funchal Jazz” para um patamar internacional e até de nível mundial  foi conseguido".

O presidente da Câmara do Funchal apresentou o evento, que começa esta segunda-feira, ao lado de Mário Laginha, uma das presenças que, segundo o autarca, coloca o festival nesse patamar de topo mundial. “Apesar de sermos uma cidade pequena, nós em termos de jazz, estamos ao nível dos melhores eventos de jazz que se fazem a nível mundial”.

Pedro Calado lembrou que o pianista e compositor português tem acumulado vários prémios e participações em  eventos nacionais e internacionais".

O presidente do Município destacou outro compromisso: “Para além de termos nomes mundialmente conhecidos, estamos a trazer o “Funchal Jazz” para meio de toda a população. Estamos a oferecer concertos de elevado nível a um preço simbólico”, realçando, “a presença em palco da americana Cécile McLorin Salvant, que no mês de setembro já tem concertos quase esgotados em Nova Iorque e em Barcelona a preços superiores a 230 euros”, justificou o autarca, enaltecendo o facto de haver inclusivamente boa música à disposição de todos de forma completamente gratuita.

Uma nota elaborada pelo gabinete de comunicação da Câmara, refere que "o Auditório do Jardim Municipal será, durante quatro dias, o palco principal para o Funchal Jazz 2022, que tem hoje o primeiro concerto, com atuação do Quinteto de João Borges que contempla o lançamento de um CD, apoiado pela autarquia, que estará disponível à venda no final do concerto. O recém formado trio Bruno Santos Almmond 3 protagoniza o segundo concerto deste primeiro dia.

Os concertos começam às 18 h00, sendo de entrada livre no Jardim Municipal.

Nos dias 8 e 9 de julho, o Funchal Jazz prossegue no Parque de Santa Catarina.

A vocalista de jazz americana Cécile McLorin Salvant é o grande nome anunciado para a edição deste ano, tendo atuação marcada, sábado, no Parque de Santa Catarina, no mesmo dia em que estará em palco Mário Laginha, pelas 20h00.  O músico disse que se sente “honrado” por ter sido convidado para tocar a sua música com a Orquestra de Jazz do Funchal.


6 visualizações