top of page
Buscar
  • Henrique Correia

Campo de Golfe da Ponta do Pargo começa obra em 2023


No início do ano de 2023, prevê-se o envio para Tribunal de Contas do contrato de retoma da empreitada de construção do campo, com saldo de 12 milhões de euros.




O projeto para a conclusão do campo de golfe da Ponta do Pargo é apresentado este sábado, pelas 11 horas, em ato a decorrer junto ao farol da freguesia. A obra terá início ao longo de 2023, com um prazo de concessão de 15 meses

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente no evento, que contará ainda com a presença do secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, que tutela a entidade que será responsável pelo projeto, a Sociedade de Desenvolvimento “Ponta do Oeste”.

Segundo nota da Quinta Vigia, "a retoma da obra do Campo de Golfe da Ponta do Pargo tem por objetivo aproveitar os recursos financeiros já investidos naquele local para permitir dinamizar a economia da Ponta do Pargo e incrementar o desenvolvimento da zona oeste da ilha, através de um segmento desportivo diferenciador, como é o golfe. Existe, assim, o interesse, por parte do Governo Regional concluir o Campo de Golfe da Ponta do Pargo e criar condições para o investimento na urbanização do aldeamento complementar".

A intervenção que a Ponta do Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, prepara-se para desenvolver no Campo de Golfe da Ponta do Pargo enquadra-se na melhoria e requalificação de infraestruturas desportivas de um cluster específico, atraindo turismo para a zona oeste da ilha e incrementando o desenvolvimento socioeconómico, através de ações tendentes à conclusão do investimento, salvaguardando o interesse público através da criação de oportunidades de investimento e criação de emprego.

A obra de execução principal do Campo de Golfe foi iniciada pela Ponta do Oeste em 18 de novembro de 2009, tendo sido suspensa em 30 de abril de 2012.

Recentemente, foi realizada uma visita ao local e realizada reunião com o responsável e arquiteto do projetista “Nick Faldo Dsign”.

Na reunião de trabalho mantida com a Ponta Oeste, entre 7 a 10 de novembro de 2022, foi acordado como data ótima para reinício da empreitada o primeiro semestre de 2023.

Frise-se ainda que o contrato-programa celebrado entre a RAM e a Ponta do Oeste contempla a aquisição de parcelas de terrenos e a contratação de projetos e serviços especializados, de modo a permitir o reinício da construção do Campo de Golfe da Ponta do Pargo.

A Ponta do Oeste irá obter meios financeiros oriundos de receitas próprias estimadas, provenientes da alienação da componente imobiliária e que lhe permitirão dar continuidade à execução do projeto.

Este Contrato Programa, cujo reescalonamento foi aprovado a 17 de novembro deste ano, em Conselho de Governo, irá para visto do Tribunal de Contas durante o mês de dezembro de 2022.

No início do ano de 2023, prevê-se o envio para Tribunal de Contas do contrato de retoma da empreitada de construção do campo, com saldo de 12 milhões de euros, com um prazo de execução dos trabalhos em falta que é estimado em cerca de 15 meses.


4 visualizações
bottom of page