Buscar
  • Henrique Correia

Canceladas provas de aferição do 9.º ano; acesso à universidade igual a 2020



"Os alunos inscrevem-se e realizam apenas as provas de ingresso que

pretendem"


O Governo da República estabeleceu o cancelamento das provas de aferição e do exame do 9.º ano, além de definir que o acesso ao ensino superior, da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a conclusão do ensino secundário fazem-se exatamente nos mesmos termos do que no ano letivo passado. Ou seja:


- Os alunos terminam o ensino secundário com a classificação interna, isto é, não fazem exames para conclusão e certificação.

- Os alunos inscrevem-se e realizam apenas as provas de ingresso que

pretendem.


- Para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas,

essencial para o planeamento de futuras medidas, realiza-se um estudo


Esta decisão surge na sequência da retoma de atividades em regime não presencial e visando contribuir para um quadro de justiça e equidade. Foi necessário, à semelhança do que já se verificou no ano letivo 2019/2020, proceder à aprovação de um conjunto de medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da COVID-19 no âmbito dos ensinos básico e secundário, para o ano letivo de 2020/2021, quanto à avaliação e certificação das aprendizagens. Deste modo, refere o comunicado do Governo, é conferida, com a antecedência possível, estabilidade, segurança e certeza à comunidade educativa face à imprevisibilidade decorrente da evolução e impacto da pandemia.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo