Henrique Correia
Carlos Pereira diz que Governo "é preguiçoso" no apoio às empresas
"Existe a possibilidade de comunidades de empresas ou habitacionais poderem produzir, autoconsumir e até armazenar energia mais barata".

Carlos Pereira, deputado do PS-M à Assembleia da República, acusou hoje o Governo Regional de estar a ser “preguiçoso” e de não estar a usar todos os instrumentos que tem ao seu dispor para ajudar as famílias e as empresas no que concerne à questão energética, tendo em conta a escalada de preços que tem vindo a verificar-se nas últimas semanas, sublinha uma nota emitida pelo partido sobre a conferência de imprensa do parlamentar.
O parlamentar socialista em São Bento apresentou duas soluções que entende que devem ser seguidas pelo Executivo madeirense no apoio à produção de energia elétrica para autoconsumo e à mobilidade elétrica.
Como explicou, existe a possibilidade de comunidades de empresas ou habitacionais poderem produzir, autoconsumir e até armazenar energia mais barata. Esta é uma solução que está prevista desde 2018 no quadro da União Europeia, tendo o país já legislado nesse sentido, pelo que este é o momento para acelerar esse processo. “Há muitos meios no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência regional para energias renováveis, mas que, infelizmente, estão completamente adstritos ao perímetro da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM)”, disse, considerando que este momento constitui uma oportunidade de fazer uso desses mesmos meios para estimular estas comunidades energéticas. Como exemplos destas comunidades energéticas, Carlos Pereira apontou os condomínios, ou seja, prédios de apartamentos com várias famílias, ou mesmo parques empresariais.