"Era evidente que, para fazer face ao fogo nas serras e picos inacessíveis da Madeira, só os meios aéreos poderiam combater eficazmente os incêndios".
Os Canadair já operam no combate aos incêndios na Madeira. Pela primeira vez, foi acionado o mecanismo europeu de Proteção Civil e os meios chegaram. O CDS decidiu hoje regozijar-se com a medida, mas voltou a intervir publicamente para levar alguns "louros" da dialética política mesmo para "picar" o pardeito PSD: "Desde sábado que o CDS tinha defendido que era necessário acrescentar mais meios aéreos ao helicóptero que operava na Região. Era evidente que, para fazer face ao fogo nas serras e picos inacessíveis da Madeira, só os meios aéreos poderiam combater eficazmente os incêndios".
Os centristas esperam "que os Canadair possam pôr fim a este flagelo que atinge a nossa ilha há uma semana e que já provocou elevados prejuízos aos madeirenses e danos irreparáveis no nosso Património Natural"
Recorde-se que "o CDS defende a existência de meios aéreos de combate a fogos e para outras ações de socorro, há mais de 20 anos. O tempo deu razão ao CDS, mas infelizmente muito já se perdeu em vidas, bens e biodiversidade nestas duas décadas".
Kommentare