"Há necessidade de investir em novas estruturas de acolhimento para os nossos seniores, já dependentes".

O CDS reafirmou hoje a necessidade de converter o Hospital Dr. Nélio Mendonça numa unidade de assistência a idosos e lar para os mais velhos, quando entrar em funcionamento o novo Hospital.
A Região tem de responder ao envelhecimento da sua população e aos desafios que a mesma provoca, nomeadamente a necessidade de resolver o problema das altas problemáticas e de atender às centenas de idosos que esperam por um lugar numa residência assistida.
São mais de mil os idosos em lista de espera para integrarem um lar.
É por isso que o CDS está contra a venda do Hospital Dr. Nélio Mendonça e defende a sua colocação ao serviço do apoio e acolhimento dos mais velhos.
Se o ideal é manter os idosos nas suas casas; se é verdade que deve ser reforçada a ajuda domiciliária aos idosos que vivem nas suas casas; se é certo que o projeto Hospital Domiciliário deve ser estendido a toda a Região; é igualmente verdade que, muitos dos nossos mais velhos, precisam de atenção permanente e os familiares que trabalham não têm disponibilidade para prestar esse apoio. Daí a necessidade de investir em novas estruturas de acolhimento para os nossos seniores, já dependentes e sem autonomia.
Esta resposta não impede que se continue a trabalhar para que todos possam ter um envelhecimento ativo, dando qualidade à esperança de vida de cada um dos madeirenses e portosantenses.
Comments