Buscar
  • Henrique Correia

Centro de Saúde da Nazaré foi requalificado por 1,7 milhões de euros

Albuquerque visita obra esta terça-feira

As obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, na Nazaré, representam um investimento de 1.792.126,65 euros e decorrram à responsabilidade da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, uma vez que integra o património daquele organismo. A inauguração é esta terça-feira, pelas 11 horas, com a presença do presidente do Governo.

Segundo explica o Governo Regional "esta empreitada vem, cerca de vinte anos após a inauguração da unidade de saúde, dar resposta ao aumento da população, não só na envolvente do complexo habitacional, como de toda a freguesia de São Martinho. A solução encontrada permitiu que a edificação fosse feita de forma faseada, de maneira a que a atividade do estabelecimento de saúde nunca fosse posta em causa, funcionando, contudo, de forma condicionada durante a execução da obra, mas sempre em conjugação com a fiscalização e administração daquele estabelecimento".

Aos atuais 1.340 metros quadrados, acrescentaram-se ao Centro de Saúde 825 metros quadrados, mantendo-se parte do estacionamento e edificando-se mais dois módulos, para além dos cinco existentes.

A reformulação das secretarias permitiu aproveitar quatro pequenos espaços para apoio de enfermagem, sendo ampliada a sala polivalente. Na antiga zona de espera, junto à área administrativa, foi criado um arquivo clínico, que poderá ser usado, também, como sala de reuniões. Foi também construída uma nova sala de enfermagem para os serviços de apoio domiciliário.Foram criados gabinetes médicos e de enfermagem, assim como salas de tratamento, sala de sujos e salas de espera. Com esta intervenção, o centro de saúde passou a ter melhores acessibilidades interiores, nomeadamente um elevador e mais escadas.

Nos pisos 2 e 3, desenvolvem-se as novas valências do centro de saúde. No piso 2, criaram-se três gabinetes médicos e três de enfermagem, assim como duas salas de tratamento, uma sala de sujos e Instalação sanitária para pessoas com mobilidade reduzida.No piso 3, instalaram-se três gabinetes médicos e três de enfermagem, um gabinete polivalente e Instalações sanitárias masculinas e femininas e também para pessoas com mobilidade reduzida.

3 visualizações