top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Certificação renovada para 10 unidades de Gestão Clínica



As placas e certificados serão entregues aos serviços de Cuidados Paliativos, de Anestesiologia, de Medicina Intensiva, de Ginecologia-Obstetrícia, de Cirurgia Cárdio-torácica e de Patologia Clínica. E ainda, aos centros de saúde, Machico, Caniço, Santo António e Ribeira Brava.




O SESARAM assinala, esta terça-feira, a receção de placas a atestar a renovação da certificação de 10 das suas unidades de Gestão Clínica. A cerimónia decorre pelas 16 horas, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, contando com a presença do presidente do Governo Regional Miguel Albuquerque.

Serão assim reconhecidas e homenageadas oficialmente dez Unidades certificadas pela primeira vez em 2017 e que renovaram a sua certificação em 2023. A validade da certificação é de 5 anos (nível ´Bom´).

Segundo refere nota da Quinta Vigia "a manutenção deste reconhecimento simboliza por um lado, que estas Unidades prestam cuidados de saúde aos cidadãos de acordo com padrões de referência nacionais e internacionais (expressos no Manual de Standard de Unidades de Gestão Clínica; Manual de Standards de Laboratórios Clínicos; Manual de Standards de Unidades de Sangue) designadamente nas seguintes áreas: direitos dos cidadãos, acessibilidade e continuidade assistencial, informação clínica, gestão por processos assistenciais, promoção da saúde e qualidade de vida, direção e planeamento estratégico, profissionais, formação, processos de suporte, ferramentas da qualidade e segurança, e simboliza também o reconhecimento do esforço e dedicação das equipas, que tanto se empenharam neste processo".

As placas e certificados serão entregues aos serviços de Cuidados Paliativos, de Anestesiologia, de Medicina Intensiva, de Ginecologia-Obstetrícia, de Cirurgia Cárdio-torácica e de Patologia Clínica. E ainda, aos centros de saúde, Machico, Caniço, Santo António e Ribeira Brava.

A renovação da certificação reafirma:

- Uma prestação de cuidados sustentada na competência profissional e na adesão às melhores práticas baseadas na evidência científica.

- Uma maior acessibilidade e continuidade assistencial, colocando o cidadão no centro da prestação de cuidados.

- A otimização de processos por revisão dos fluxos de trabalho.

- O reforço da segurança dos utentes e dos profissionais.

- Sensibilização para a identificação de erros no planeamento e implementação de melhorias.

- O trabalho em equipa e a melhoria da comunicação;

- O reconhecimento externo da qualidade das unidades de saúde do SESARAM, EPERAM

O SESARAM tem vindo a investir continuadamente (desde 2013) neste modelo de certificação de unidades de saúde, como projeto estratégico de melhoria contínua da qualidade clínica e também organizacional, na medida em que, cria valor para os utentes, cria valor para os profissionais de saúde, cria também valor para a própria instituição através da obtenção de ganhos de eficácia e de eficiência; da valorização e reconhecimento da sua imagem externa; da transmissão de maior confiança aos cidadãos, fazendo com que eles olhem de forma diferente para o seu centro de saúde e para o seu hospital.


161 visualizações

Comments


bottom of page