Impossibilidade de intervenção dos meios terrestres, atendendo que o fogo deflagra em zona de muito difícil acesso.
Foto Nuno Rafael Rodrigues.
O Serviço Regional de Proteção Civil revelou, esta noite, que o incêndio que deflagra no concelho da Ribeira Brava continua ativo, tendo o mesmo sofrido várias alterações durante o dia, oscilando entre alguma acalmia e projeções mais complicadas.
"No teatro de operações estiveram meios operacionais dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Bombeiros Voluntários Madeirenses e Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, designadamente 6 veículos de combate a incêndios e 1 Veículo de Comando Tático, com 21 operacionais daqueles Corpos de Bombeiros".
Em complemento, refere a informação do SRPC, "esteve também o meio aéreo e respetiva equipa, o qual teve de abortar a sua missão face às condições meteorológicas adversas, que inviabilizaram a sua intervenção naquele local".
Atualmente, perante a impossibilidade de intervenção dos meios terrestres, atendendo que o fogo deflagra em zona de muito difícil acesso, as chamas se propagaram para as zonas altas do concelho de Câmara de Lobos, atingindo as serras do Jardim da Serra. Para esta localidade, foi mobilizado um veículo ligeiro de combate a incêndios com 3 operacionais, adstrito aos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, para efeitos de manutenção de uma vigilância ativa e monitorização da projeção do fogo".
A Proteção Civil exlica que "os meios terrestres manter-se-ão no teatro de operações em vigilância permanente, com o objetivo de intervir, estrategicamente, nos locais onde aqueles meios poderão combater as chamas"
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira informa que os Bombeiros e elementos afetos ao IFCN têm encetado todos os esforços para o combate às chamas, dificultado pelas temperaturas altas, humidade relativa muito baixa e vento forte".
Comments