top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Cientistas ligados aos oceanos na Madeira para Simpósio Internacional




Iniciativa do MARE-Madeira /ARDITI em parceria com a SEDES e com o apoio da Associação Oceano Atlântico.





O MARE-Madeira /ARDITI anunciou que vai organizar, nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, o Simpósio Internacional “MAD-Deep: Madeira Deep-Sea Symposium” na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuitas. Este evento é uma parceria com a SEDES e tem o apoio da Associação Oceano Atlântico, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Baillie Gifford.

O MAD-Deep reúne cientistas conceituados e líderes ligados aos oceanos em Portugal e na Europa e pretende partilhar conhecimento, reforçar parcerias e pensar em ideias sobre como acelerar a investigação do mar profundo na Madeira. Em particular, este evento contará com a presença de Jan Dierking do GEOMAR, na Alemanha, instituição de renome internacional em investigação marinha, que vai coordenar uma grande expedição de investigação em mar profundo, em que o MARE-Madeira é parceiro.

A missão, chefiada por Dierking e planeada para fevereiro de 2024, será lançada justamente no Funchal no evento que se realiza na próxima semana.

O MAD-Deep terá ainda como oradores Telmo Morato e Marina Carreio Silva, reconhecidos investigadores de águas profundas do OKEANOS, dos Açores, Kirsten e Joachim Jakobsen, da Fundação Rebikoff-Nigeler, cujos contributos para a investigação de águas profundas e documentários foram apresentados no Our Planet e no Blue Planet II da BBC e ainda Eugenia Barroca, Representante Regional para a Lusofonia e Representante para a Europa da Sustainable Ocean Alliance (SOA), a maior rede mundial de líderes da próxima geração no domínio dos oceanos.


2 visualizações
bottom of page