Clássicos e MIUT com apoios de 300 mil; associações juvenis levam 159 mil
- Henrique Correia
- 8 de abr.
- 3 min de leitura
Governo já com estabilidade governativa à vista publica apoios a instituições para iniciativas pontuais e atividades correntes. Muito ou pouco, todos levam.

São 224.500 euros para os clássicos 85 mil para o MIUT e verbas mais pequenas, mas relevantes na mesma para as instituições, destinadas a bandas e grupos folclóricos, ao todo pouco mais de 20 mil euros. A estabilidade governativa já funciona mesmo sem a posse e os apoios começam a ser publicados em jornal oficial. Mais 160 mil para Apresentação de Maria e Colégio de Santa Teresinha e celebração de vinte contratos-programa com associações juvenis e estudantis, tendo em vista a comparticipação financeira da Direção Regional de Juventude na implementação do plano de atividades, referente ao ano 2025, atribuindo para o efeito um montante financeiro que não poderá ultrapassar o máximo de 159.750,00 €.
No apoio a iniciativas de automóveis clássicos, o Governo tem em consideração que o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira promove anualmente diversas atividades, por meio das quais "pretende preservar e renovar a paixão pelos automóveis antigos e clássicos, promovendo a sua valorização e o seu legado cultural, assim como promover a Madeira como um destino turístico inovador e de excelência para grandes eventos.
Considerando o seu calendário anual, o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira organiza diversos eventos entre os meses de maio e julho, entre os quais, o 'Madeira Classic Car Revival', a 'XXI Rampa dos Barreiros', a 'XXXVI Volta à Madeira Classic Rally', a 'XI Harvey Foster Classic New Road' e os 'Clássicos na Magnólia'. Estas iniciativas, de elevada visibilidade e grande atratividade turística, desempenham um papel essencial na promoção da política de Turismo do Governo Regional, contribuindo para a valorização da Madeira como um destino de excelência".
Tem em consideração, ainda, que os eventos que integram o projeto possuem um forte apelo turístico, não só pelos locais emblemáticos onde se realizam, mas também pela visibilidade que geram não só junto de residentes, como turistas e pela presença de meios de comunicação especializados que promovem estes eventos, ampliando assim o impacto e notoriedade da Madeira como destino de excelência".
O Governo lembra que o Clube é uma entidade de reconhecido mérito e com capacidade para executar o projeto por si apresentado, o qual contribui para o enriquecimento da oferta turística e valorização do calendário de promoção e animação da região, prosseguindo o objetivo de apoiar a política de Turismo do Governo Regional.
Outro apoio concebido pelo Governo prende-se com o MIUT, uma prova que ganhou dimensão internacional. Neste contexto, o Executivo Madeirense aponta que o Clube de Montanha do Funchal pretende organizar o "MIUT - Madeira Island Ultra Trail 2025", a acontecer entre os dias 23 e 27 de abril, "um evento de reconhecimento mundial da modalidade de trail running, permitindo incorporar o destino nos circuitos das grandes competições desportivas internacionais, contribuindo para a promoção desportiva e económica da Madeira através de uma modalidade de elevada visibilidade internacional e mundial".
Considera o Governo que um dos principais objetivos da realização deste projeto, é o de contribuir para a promoção e divulgação do destino Madeira, e que o projeto apresenta um significativo potencial turístico-desportivo, por reafirmar as potencialidades do destino reforçando a atratividade turística da RAM, em linha com a Estratégia do Turismo da Madeira 2022-2027, incidindo no segmento de mercado relacionado com o eixo estratégico Natureza, Turismo Ativo e Desporto".
Assim, foi decidido autorizar a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com o Clube de Montanha do Funchal, tendo em vista a execução do projeto “MIUT - Madeira Island Ultra Trail 2025”. Para a prossecução do projeto previsto no número anterior, conceder ao Clube de Montanha do Funchal uma comparticipação financeira que não excederá os 85.000,00 €
Comments