top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Cobertura de cuidados de saúde primários acontece em 2024



Pedro Ramos: "Os cuidados continuados integrados (CCI) e paliativos (CP) terão um maior incremento na sua funcionalidade".





O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, começou por “assegurar que a cobertura total ao nível dos cuidados de saúde primários (CSP)” vai acontecer já em 2024. Foi no programa de governo que está a ser debatido na Assembleia.

“Os CSP são responsáveis por esta atuação a montante ao nível da proximidade com os cidadãos e a resposta diferenciada e assegurada ao nível dos cuidados diferenciados hospitalares, organizados já com uma cultura de modernização, conhecimento, inteligência, sabedoria e interoperabilidade dando assim os primeiros passos para o “smart hospital”.

Os cuidados continuados integrados (CCI) e paliativos (CP) terão um maior incremento na sua funcionalidade, mas também procurarão caracterizar melhor estas populações de modo a criar, também, neste escalão etário, um novo ecossistema económico, social, que melhore a qualidade de vida destes cidadãos e lhes dê a oportunidade de se sentirem sempre uteis à sociedade”, aclarou o Governante.

A criação de um ‘Bigdata’ regional, na área da saúde é outra das metas traçadas pelo executivo madeirense.

“A transformação digital já iniciada em 1992, e portanto com mais de 30 anos de evolução, reconhecida com o prémio dos serviços partilhados do Ministério da Saúde em 2022, vai continuar a sofrer as mudanças que a evolução tecnológica nos proporciona dia-a-dia”. A inteligência artificial, o machine learning, a realidade aumentada, a realidade virtual, o 5g, o data science, o data lake, a robotização”, foram alguns dos exemplos apontados para colocar “o hospital e o sistema de saúde mais acessível, mais comunicativo e mais inclusivo, com melhores respostas a nível do diagnóstico, do tratamento e da reabilitação social”, disse Pedro Ramos.

“No âmbito da Proteção Civil, a existência de um meio aéreo, mas, também, o uso de sistemas de aviação não tripulados serão apostas continuas da RAM na próxima legislatura”, afiançou.

O novo Hospital Central e Universitário da Madeira e a nova Unidade Local de Saúde do Porto Santo são as grandes prioridades. “As novas unidades vão ao encontro das necessidades da população e dos profissionais, que com a sua formação e diferenciação exigem unidades mais modernas, com equipamentos avançados e com a possibilidade de incorporação das novas tecnologias à sua disposição, de forma a diminuir a morbilidade e a mortalidade nos atos assistenciais e a promover a segurança e a qualidade”, afirmou o governante.

9 visualizações

Comments


bottom of page