Buscar
  • Henrique Correia

Coligação Confiança propõe limpeza de terrenos no Funchal


A faixa a limpar, segundo a proposta, no âmbito da legislação aplicável à Região Autónoma da Madeira é de 30 m, medida a partir da extrema para o interior do prédio.




Os vereadores da Confiança apresentam esta semana, na reunião de Câmara, uma proposta com o objectivo de "promover a protecção contra riscos de incêndios, considerada fundamental para a segurança de toda a comunidade, através da criação de várias campanhas de limpeza de terrenos na cidade do Funchal".

Refere a coligação estar "comprovado que a maioria dos casos de incêndios florestais e rurais que não são iniciados por mão criminosa, devem-se à negligência de proprietários no cuidado que devem ter nos seus terrenos. O risco de deflagração é substancialmente maior nos dias de temperatura mais elevada, com vento intenso e humidade baixa, pelo que a chegada do Verão trará riscos acrescidos".

A faixa a limpar, segundo a proposta, no âmbito da legislação aplicável à Região Autónoma da Madeira é de 30 m, medida a partir da extrema para o interior do prédio, ao longo de todo o seu perímetro e cabe a todos os cidadãos assumir e praticar comportamentos que contribuam para a diminuição de riscos de incêndio, nomeadamente na gestão do seu património.

Os vereadores da Confiança apresentam esta semana na reunião semanal do executivo uma proposta de deliberação à CMF que contempla três iniciativas:

• O lançamento de uma campanha de sensibilização nos órgãos de comunicação social alertando para a necessidade de limpeza de terrenos e os perigos para a comunidade que lhe estão associados.

• A criação de equipas municipais multidisciplinares, com elementos da Protecção Civil Municipal e da Fiscalização do Ambiente, para a sensibilização de riscos de incêndio junto dos proprietários.

• A disponibilização de serviços de limpeza de terrenos, a título excepcional e gratuito, para proprietários com comprovada carência económica.


9 visualizações