top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Comandante da PSP na Madeira deve sair este ano; número 2 fica a aguardar


Vários oficiais madeirenses estão na "calha" para o lugar do aposentado segundo comandante superintendente Oliveira Martins.



O comandante da PSP na Madeira, superintendente chefe LuísSimões, está de saída do Comando Regional, o que deverá acontecer até final do ano. O segundo comandante, superintendente Oliveira Martins, já saiu por via da aposentação mas o seu substituto só deverá ser conhecido com o novo comandante, uma nomeação do diretor nacional da Polícia, cargo neste momento ocupado por Magina da Silva. Na "calha" para número dois estão vários oficiais madeirenses.

A Polícia de Segurança Pública tem estado sob "fogo cruzado" depois da pandemia ter instalado, na cidade do Funchal, alguns focos de insegurança que surgiram pelos confinamentos que deixaram as ruas desertas e viabilizaram o aparecimento de novos sem abrigo e a existência de furtos que exigiam uma outra prevenção para que não assumisse as proporções que vieram a assumir.

A verdade é que a PSP, sendo responsável pelo patrulhamento urbano, andou um pouco aos "papéis" numa fase inicial com o argumento da falta de meios humanos, o que desde logo motivou um apelo do presidente da Câmara do Funchal para que o Ministério da Administração Interna dê condições ao Comando Regional para que possa fazer o seu trabalho. E a verdade é que, de repente, enquanto se avançava com o apoio da GNR, a cidade passou a ter um policiamento de visibilidade nas zonas mais sensíveis, parte dele assegurado pela BIR, que normalmente não fazia este tipo se ações.

Luís Simões não sai pela situação relacionada com a segurança do Funchal, mas porque a saída já estava em agenda até este ano. Aparentemente, é uma alteração normal. E segundo apurámos, o diretor nacional estará preparado para fazer uma dupla nomeação, de comandante e segundo comandante, apesar do número 2 não ser, por hábito, uma escolha do comandante. Vários oficiais madeirenses, fala-se do intendente Isaque Chaves, filho de um oficial aposentado da PSP, estarão em cima da mesa.

326 visualizações
bottom of page