Buscar
  • Henrique Correia

Concurso público para os espaços nos Mercados; saiba o que muda e como concorrer


Objetivo para os Lavradores: "Pastelaria/doçaria, loja de chá, doçaria típica, produtos biológicos, artesanato design, sumos/fruta cortada/batidos, venda a granel de sementes e leguminosas, queijos e enchidos, hortofrutícolas e comércio de flores e plantas".




A Câmara do Funchal abriu concurso público para a concessão de espaços comerciais nos Mercados Municipais, dos Lavradores e da Penteada. Uma decisão que surge num contexto de grande contestação relativamente ao comportamento de alguns comerciantes, no tocante aos preços e à qualidade dos produtos, sendo da maior importância garantir a confiança num espaço emblemático, para residentes e para os turistas. Segundo nota da Câmara, o concurso poderá ser consultado no sítio eletrónico da Autarquia e todos os interessados deverão enviar as suas propostas por correio eletrónico para o endereço: concurso-mercados@cm-funchal.pt.

A informação camarária lembra que no Mercado dos Lavradores são 21 os espaços que este Executivo Municipal pretende prover de novas ofertas, nomeadamente com os seguintes objetivos comerciais: pastelaria/doçaria, loja de chá, doçaria típica, produtos biológicos, artesanato design, sumos/fruta cortada/batidos, venda a granel de sementes e leguminosas, queijos e enchidos, hortofrutícolas e comércio de flores e plantas.

Por seu turno, no Mercado da Penteada pretende-se que esteja dotado das seguintes três novas ofertas comerciais: produtos fermentados, chá a granel e sementes naturais, produtos para lar, mulher/homem e criança e ainda um espaço dedicado à comercialização de produtos biológicos.

Miguel Silva Gouveia, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, explica que este concurso resulta de “manifestações de interesse recebidas pelo Município por parte de comerciantes que pretendem investir neste mercado municipal de proximidade”.

A satisfação dos munícipes é outra das prioridades da Câmara Municipal do Funchal. Nesse sentido, a atual estratégia deste Executivo visa a captação de novos nichos de mercado e a inovação da oferta comercial.

“Pretendemos ter uma pastelaria e doçaria em modo de take-away, um espaço para doçaria tradicional para a promoção do produto regional, um espaço de artesanato de design que procura responder ao crescimento das propostas criativas desta área, dois espaços com fruta fresca devidamente embalada que promete tornar os dias mais frescos, e um espaço para comprar queijos regionais e nacionais, sem descurar os enchidos”, salienta o Presidente da Câmara Municipal.

De referir que, estão igualmente programadas pequenas intervenções visando adaptar os corredores do Mercado dos Lavradores a estas novas ofertas, como mesas, algumas zonas de estar e lazer, preservando a identidade do espaço.

O processo poderá ser consultado das 9h às 16h na Divisão de Mercados da CMF, situada no Mercado dos Lavradores ou solicitado por e-mail através do endereço de correio eletrónico unidade.mercados@cm-funchal.pt. Poderá ser, igualmente, consultado no site da Câmara Municipal do Funchal, www.cm-funchal.pt .

Todas as propostas devem ser remetidas por correio eletrónico para concurso-penteada@cm-funchal.pt, com recibo de entrega e de leitura, até às 17:00h do 10º dia a contar da publicação do presente edital.

8 visualizações