Três personalidades e uma Associação recebem distinção no 10 de junho na Madeira.
Várias personalidades da vida madeirense foram hoje condecoradas pelo Presidente da República, através do Representante da República, em cerimónia que decorreu no Palácio de São Lourenço.
Ireneu Barreto referiu que "neste dia 10 de junho, foram condecorados pelo Senhor Presidente da República, sob minha proposta, que só a mim me responsabiliza, (mas quero agradecer apoio o que sempre tenho recebido do Senhor Presidente do Governo Regional), três individualidades e uma Instituição, que se destacaram pelos seus feitos e contributos para uma sociedade melhor".
- Maria Amélia Carreira Rebelo, com o título de Comendador da Ordem da Liberdade;
A par da longa uma carreira no ensino que atravessou gerações de alunos, um percurso notável e pioneiro de sindicalista e ativista das causas da democracia, da emancipação feminina e da dignificação do estatuto do professor, antes e depois do 25 de abril, reconhecidamente desenvolvidas com grande espírito cívico e independência. Como o seu marido, nesses tempos tristes, havia sempre alguém que resistia e dizia não.
- Saturnino Figueira da Silva, com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito;
Uma dedicação profissional de décadas à causa da Saúde Mental, que melhorou radicalmente a abordagem científica da doença, sempre combatendo estigmas e preconceitos, e lançou as bases para o combate e prevenção do consumo de álcool e drogas na nossa sociedade.
-Zélia Maria Ferreira Gomes, com o Grau de Oficial da Ordem do Mérito;
- A Associação Presença Feminina, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito.
- O trabalho social continuado e persistente, tantas vezes invisível, de defesa dos direitos, promoção e dignificação das mulheres, com particular ênfase no apoio às vítimas de violência doméstica, flagelo infelizmente ainda tão presente na nossa Região, como referi antes.
Commentaires