Críticas ao PSD: "Durante estes anos, tentaram convencer os funchalenses de que estavam a reduzir as perdas de água potável, mas os factos agora revelados desmentem essa narrativa”.

A primeira reunião de câmara do ano, os vereadores da Coligação Confiança manifestaram o seu apoio a duas propostas que visam o lançamento de concursos públicos internacionais para investimentos na reabilitação de infraestruturas de água no concelho do Funchal. Estas iniciativas, financiadas com fundos comunitários geridos pelo Governo Regional através do IDR, totalizam quase 3 milhões de euros e são uma demonstração clara de que é possível continuar a lançar concursos públicos para investimentos com financiamento previsto no Orçamento Regional, ao contrário da narrativa de incerteza promovida pelo PSD.
As propostas que mereceram o voto favorável da Confiança incluem a “Reabilitação de condutas do sistema distribuidor de água”, num investimento de 1,72 milhões de euros, com intervenções nas freguesias de Santa Luzia, São Gonçalo e Sé e a “Regularização das pressões e renovação de dispositivos de combate a incêndios”, num investimento de 1,01 milhões de euros, dividido em dois lotes. Ambas as propostas visam mitigar as elevadas perdas de água no concelho, que, de acordo com os documentos apresentados, atingiram um nível alarmante de 61% em 2023, um dos valores mais altos do país. As perdas representam um custo anual direto de aproximadamente 5,3 milhões de euros, reflectindo a necessidade urgente de intervenção.
O vereador Miguel Silva Gouveia destacou a importância destes dados no debate: “Os próprios documentos apresentados pelo executivo PSD expõem a hipocrisia do seu discurso. Durante estes anos, tentaram convencer os funchalenses de que estavam a reduzir as perdas de água potável, mas os factos agora revelados desmentem essa narrativa”.
コメント