top of page
Buscar

Confiança quer os 33 apartamentos da Nazaré atribuídos de forma justa

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia

Há mais de duas mil famílias na lista de espera da SocioHabita, que cumprem os critérios e têm a sua documentação em dia.




A Coligação Confiança levou hoje à reunião da Câmara Municipal do Funchal uma proposta para garantir que os 33 apartamentos do empreendimento da Nazaré fossem atribuídos de forma justa e transparente, respeitando a lista de espera da SocioHabita Funchal. A proposta foi chumbada com 6 votos contra do PSD e 5 votos a favor da Confiança.

A vereadora Micaela Camacho lamentou a decisão da maioria PSD, que inviabilizou uma solução que visava impedir a criação de regras paralelas para contornar a lista de espera da habitação social.

"No Funchal, o PSD continua a dar sinais de que há dois tipos de munícipes: os que esperam anos por uma casa e os que, por favorecimentos obscuros, passam sempre à frente. A Confiança não compactua com esta forma de governar e defende um critério transparente e justo para a atribuição destas habitações, sem atalhos nem favores", afirmou a vereadora.

A Coligação Confiança recorda que as 33 habitações em causa foram financiadas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ao abrigo de um protocolo assinado em 2020, com um investimento de 4,8 milhões de euros. O acordo estipula que estas casas devem ser destinadas a famílias que vivem em condições indignas e que estão inscritas na SocioHabita Funchal.

"Há mais de duas mil famílias na lista de espera da SocioHabita, que cumprem os critérios e têm a sua documentação em dia. Criar um regulamento à medida para entregar estas casas a outras pessoas é uma forma descarada de contornar a justiça social. A Confiança exigiu que os critérios fossem respeitados, mas o PSD preferiu rejeitar a proposta e manter a porta aberta para favorecimentos", acrescentou Micaela Camacho.

Face a esta tentativa de manipulação dos regulamentos da habitação social, a Coligação Confiança lança um apelo a todas as famílias inscritas na SocioHabita Funchal para que manifestem a sua indignação. “Apelamos a que se dirijam à empresa municipal para atualizar o seu processo, exigir conhecer o seu lugar na lista de espera e pedir explicações sobre este atropelo às regras que o PSD tenta impor.”, insta a autarca da Confiança.

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page