Buscar
  • Henrique Correia

Confiança quer transmissão online das reuniões de Câmara


"Esta proposta da Confiança afirma-se como um instrumento promotor de transparência, diligenciando a discussão de temas de interesso público junto da sociedade civil".




A coligação Confiança liderada por Miguel Gouveia tem uma proposta para transmissão em directo, online, das sessões do executivo municipal, para que qualquer pessoa possa acompanhar o desenrolar dos trabalhos.

O objetivo, revela uma nota sobre o assunto, é "aproximar os cidadãos das decisões sobre a sua cidade".

Refere a mesma informação que "depois da pandemia ter acelerado a utilização das novas tecnologias, são muitos os municípios, de norte a sul do país, que face às possibilidades legais e técnicas, têm vindo a adoptar a transmissão em directo das reuniões de Câmara e de Assembleia municipal. Sendo aprovada a intenção da Confiança, o Funchal seria a primeira autarquia regional a transmitir as reuniões do seu órgão executivo em directo".

“Assumindo a participação cívica e o envolvimento dos cidadãos como um pilar fundamental das democracias saudáveis, esta proposta da Confiança afirma-se como um instrumento promotor de transparência, diligenciando a discussão de temas de interesso público junto da sociedade civil, com a proximidade desejável eleitos e eleitores.”, sublinha a vereadora Claudia Dias Ferreira.

A proposta da Confiança prevê a transmissão em directo das reuniões públicas de câmara, através dos canais digitais do município, salvaguardando as situações excepcionais previstas legalmente, as autorizações necessárias por parte dos cidadãos intervenientes, e os direitos à privacidade nos assuntos da ordem de trabalhos em concordância com o previsto no Regulamento Geral sobre a Protecção de dados.


12 visualizações